BNews Pet

'Patadestre': Sinalização especial para travessia de animais silvestres é implantada no DF

Reprodução/ Profauna-DF
A meta é que outras cidades instalem pontos de passagem da fauna silvestre para alertar os motoristas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Profauna-DF

Publicado em 24/06/2021, às 13h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Distrito Federal ganhou uma sinalização especial para alertar os motoristas sobre a passagem de animais silvestres e diminuir os riscos de acidentes e atropelamentos da fauna nativa. A “patadestre” foi colocada na via de acesso a um condomínio que fica no Lago Oeste, próximo à Área de Preservação Ambiental do Planalto Central (APA).

O Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF) autorizou a intervenção. Somente este ano, pelo menos oito animais de grande porte como veado, lobo-guará e anta morreram atropelados no trecho entre a DF-220, na altura do Rodeador, e a entrada da DF-001, no balão do Colorado.

"A proposta é para educar o ser humano, não o animal", destacou o coordenador da APA, Maurício Laxe. Ele afirma que a área é um corredor ambiental importante, liga a Bacia do Rio Paraná com a Bacia do Rio Tocantins, e os animais passam pela região.

Laxe diz que que esta é a primeira "patadestre" do Brasil e a meta é que outras cidades instalem pontos de passagem da fauna silvestre para alertar os motoristas. De acordo com o G1, a velocidade no local foi reduzida de 60 km/h para 40 km/h e a sinalização reflete durante a noite, além de um quebra-molas que complementa os avisos para desacelerar.

"O projeto visa conscientizar os motoristas de que nessas áreas passam animais continuamente e, por isso, tem que reduzir a velocidade", acrescentou o coordenador. O projeto-piloto faz parte do programa Prafauna, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Administração Regional de Sobradinho II.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp