BNews Pet

Gatolista Pipoca: Gatos entendem quando são chamados pelo nome?

Arquivo pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 28/06/2021, às 06h00   Pipoca / @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

Oi, Humanos. Curtiram muito o São João? Espero que tenham lembrado das dicas que dei na última coluna, meus brothers pets agradecem! Agora chega de conversa, vou mandar a real sobre um assunto interessante, a escolha do nome. 

Alguns leitores (aiii que chique! ??) me perguntaram sobre de que forma eu prefiro ser chamado. Vocês lembram que falei que minhas humanas me chamam de várias maneiras, né ? Pips, pipinho, nenhém, realeza, Sr. Bonito, elas inventam é arte. Na verdade, esse último condiz demais com a minha realidade, "eu sei que eu sou bonito e gostoso", mas não curto muito isso de ter vários apelidos, na verdade, acho uma maluquice.

Elas não me batizaram de Pipoca? Então, me chamem assim. Oxi! Que agonia de tanto apelido, se eu não fosse tão inteligente, ia ficar confuso com tantos nomes que elas me dão. 

Normalmente, os felinos reconhecem o nome a partir dos primeiros meses de vida, esses os normais, porque eu, com certeza entendi bem antes.

Porém, a médica veterinária Dra Vanessa Kruppe, vulgo minha médica (que gata ?), explicou que os felinos aprendem com facilidade nomes curtos e que ainda nos primeiros meses já decidem quando devem ou querem atender ao chamado. Alguns humanos fizeram estudos comprovando que nós, bichanos, reconhecemos nossos nomes, diferenciando inclusive de sons parecidos. Durante esses testes, alguns demonstraram reconhecer apenas com o olhar ou postura das orelhas. Afinal, nem sempre a gente está disposto. Por esse motivo, é importante, durante fase de filhote, chamar sempre pelo mesmo nome e nos recompensar com um petisco gostosinho, tipo aqueles sachês (ADORO!). 

Ahhhhh... Nunca, jamais, em nenhuma hipótese, reclamem com a gente, usando o nosso nome. “PIPOCA, PAREEEE!” , minhas humanas gritam. (Alguém mostra esse texto para elas, para ver se aprendem? Afffff... ) Com isso, existe a tendência de eu fazer associações negativas ao meu nome e isso não é bom, né? Enfim, resumindo, a gente sabe o nosso nome, mas atende se tiver a fim, na hora que quiser. Porque a gente é isso, e vocês, humanos, que lutem… kkkkkkk 

Rapaz, ainda tem aquela galera que muda nosso nome, quando nos adotam adultos.  Ó que onda, aconteceu isso com meu irmão. Quando ele nasceu, as humanas chamaram de Manchinha, depois ele foi adotado por uma pessoa que chamou ele de Di Caprio (bem pleno), daqui a pouco, as humanas pegaram ele de novo e definiram que seria Manchinha mesmo.  É mole um negócio desse? É porque ele é lerdo, bonzinho demais, porque se fosse eu, iria me retar. Elas iam ver...

Não é possível que elas não percebam que isso é uma doideira.  A minha médica indica que mantenha o mesmo nome a vida toda, dando preferência aos nomes curtos e evitando apelidos, para facilitar a comunicação. Evite nos chamar de forma desnecessária, a gente prefere se locomover quando há necessidade. Em caso de carinho, a gente que busca vocês, deu para entender?  Não adianta chamar e ficar me apertando, apertando a minha mente felina, porque da próxima vez, eu nem vou.

Por isso, facilitem humanos, a ideia é uma só, o nome é um só. Fechô?

Por hoje é isso, estou indo nessa, até semana que vem. ?

* Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos. 

Relacionadas:
Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp