BNews Pet

ONG afirma que um gato morreu e outro foi internado após incêndio em 'colônia' de Piatã

Reprodução/Twitter
Durante o incêndio, 35 filhotes foram retirados da colônia, entre bebês e filhotes I  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 05/07/2021, às 10h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) União de Proteção Salvador, um gato morrreu e outro precisou ser internado com problemas respiratórios após um incêndio, supostamente criminoso, que atingiu a colônia de gatos que fica no bairro de Piatã, em Salvador, na tarde deste domingo (4).

Durante o incêndio, 35 filhotes foram retirados da colônia, entre bebês e filhotes. Segundo a ONG, cerca de 300 animais vivem no local.

Em entrevista à TV Bahia, médica veterinária Ilka Gonçalves disse que alguns filhotes ainda mamavam e ainda nem chegaram a abrir os olhos. Outros maiores conseguiram correr, mas tiveram a saúde afetada por ter inalado fumaça. Um terceiro gato foi levado por uma voluntária e permanece em observação.

Após o incêndio, a Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou as ações para minimizar os impactos provocados pelo fogo. Na ocasião, agentes da Dipa e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram no local para auxiliar os protetores de animais e voluntários no resgate dos felinos, incluindo a articulação da oferta de rações e medicamentos para amenizar os danos sofridos pelos gatos.

A colônia era mantida por moradores da região e protetores dos animais, que diversas vezes pediram socorro para dar um destino adequado aos bichos. O espaço sempre foi motivo de discórdia entre os moradores da localidade e protetores. Enquanto uns tentaram defender os gatinhos, muitos eram contra alimentá-los. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp