BNews Pet

Tá coçando! Cãolunista ajuda você a identificar seis tipos de doenças de pele caninas

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 09/07/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Esses dias, eu fui tomar banho e o moço chamou minha mãe pra olhar meu rabo. Disse que eu estava com alergia. Foi aí que minha humana me entregou: "Ele vive mordendo esse rabo", ela disse ao homem. Onde já se viu, gente, expor o filho peludo assim? Eu não mordo meu rabo nunca!! Eu só coço!

A partir daí, eu e meus humanos começamos a pesquisar sobre essas coceiras que aparecem na nossa pele e que, muitas vezes, vocês, tutores (desatentos), não percebem. No meu caso, o diagnóstico foi um só: ESTRESSE!

Ai, gente, fui expulso das aulas no Cristo, porque avancei em um filhote de labrador. Meu professor me deu bronca e me fez voltar três casas. Agora, tenho aula em casa, novamente. Isso me deixou muiiiitoooo estressado. Onde já se viu, expulsar o dono da Barra da Barra?! Não pode! Foi só uma rosnada de nada no bebê cachorro. Nem mordi!

Pois bem. Fiquei estressado e comecei a coçar o rabo, aí feriu. Mas, já estou ótimo e novo em folha!! Só que aí pensei: 'Vou escrever essa semana sobre as doenças que aparecem na pele dos doguinhos'. Então, se ligue nas dicas que eu vou deixar aqui, pra você evitar que seu cachorro sofra e tenha coceiras.

Para começarmos, existem 160 tipos de doenças de pele de cachorros. É muita coisa!! E as causas são as mais variadas. Além de coçar, podem aparecer vermelhidão e até feridas na pele dos animais. É triste!!

Sarna
Se você, humano, está procurando sarna para se coçar, tenha certeza que seu amigo peludo está fugindo dela. A sarna é uma doença parasitária, causada por ácaros, que dá muita coceira no cachorro, principalmente na pele e no ouvido, além de fazer nosso pelo cair e surgirem feridas.

O tipo mais comum é a sarna sarcóptica, que também é o mais grave. Conhecida como escabiose, ela causa coceiras intensas, descamação da pele do animal, odor forte, falha na pelagem e feridas.

E, atenção!! Esse tipo de sarna é contagioso, hein!? Então, humano, cuide de seu amigo peludo, por favor!! Ao proteger ele, você vai se proteger também.

Já a sarna demodécica não é contagiosa, sendo causada pela multiplicação excessiva de um tipo específico de ácaro. É a conhecida sarna negra, que pode ser tratada com produtos acaricidas de uso tópico ou até medicamentos por via oral.

Parasitas
Aqui temos os famosos carrapatos e pulgas. Ah, vai me dizer que seu amigo peludo nunca teve nenhum dos dois? Olha só, Pinóquio, pegar carrapato ou pulga é super comum, mas existe o tratamento preventivo.

Eu, por exemplo, quando era beeeeem pequeno, tive um surto de pulgas e carrapatos. Um belo dia, acordei e me deparei com um cemitério de parasitas. Todos mortos em volta de mim. Por quê? Porque meus humanos me deram remédio! Agora, todos os meses eu tomo meu remédio com gosto de carne! Amo!

Mas, se ligue, porque as pulgas são responsáveis por causar a dermatite alérgica nos cachorros, deixando a pele do animal hipersensível. Já os carrapatos são vetores para protozoários e bactérias, além de causarem a tão conhecida doença do carrapato.

Minha finada tia Gigi teve duas vezes!! Sobreviveu! Mas, o animal com a doença do carrapato fica anêmico, com febre e sangramento nas orelhas, podendo vir a óbito (morrer!!). Por isso, é extremamente importante que você, humano, cuide da saúde de seu bichinho!! 

Infecção bacteriana
As bactérias são grandes vilãs quando o assunto é doença de pele em cachorros, sendo a mais comum delas a piodermite canina. As bactérias ficam na parte subcutânea e se proliferam rapidamente, caso o animal esteja com a imunidade baixa.

Essas bactérias são tratadas com antibióticos, alem do uso de shampoo e outros medicamentos em gel, spray ou creme.

Fungo
Humano, preste atenção!! Se o seu amigo coça muito as orelhas a ponto de sair secreção delas, ele pode estar com malasseziose, uma doença de pele causada pelo fungo malassezia, que se prolifera em situações de muito calor, umidade e em casos de cinomose canina.

Alergias
Doenças de pele caninas também podem ser fruto de um processo alérgico, causado, por exemplo, por pólen, ácaro, poeira, grama e até por alguns alimentos ou estresse. Neste casos, a pele do animal fica irritada e com coceiras, e você vai perceber o seu cão mordendo ou lambendo muito determinado local.

É isso o que eu, o Cãolunista (tão lindo e cheiroso) tenho no rabo. Eu estou tratando isso, porque não quero que a alergia fique pior. Vai que eu perco o meu pelo tão sedoso e maravilhoso!? Não pode!! 

Alopecia
Por falar em queda do pelo, a alopecia é a doença dermatológica que causa isso!! Se você notar que seu cão está perdendo muito pelo, procure logo um dermatologista para tratar o problema.

As causas vão desde problemas endócrinos a estresse. Por isso que estou me cuidando!! Essa alergia do meu rabo não vai virar uma coisa mais feia. Não quero ficar igual a meu finado tio Yuri, que mofou!! Ficou carequinha em várias partes do corpo, coitado! Que o anjo canino me livre disso!! 

Esse cuidado de procurar o veterinário vale para todas as doenças de pele, ok, humano!! Não espere que o problema fique mais grave para buscar a ajuda e a opinião de um especialista. Cuide de seu amigo peludo!! Bom, eu fico por aqui!! Vou ali hidratar meus pelos para ficar ainda mais elegante para a próxima semana!! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp