BNews Pet

Gatolista Pipoca: Falta de limpeza da caixa de areia pode causar doenças nos felinos

Divulgação
Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/07/2021, às 05h30   Pipoca* @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

E aí, humas? Como foi a semana? Por aqui, pra variar, zero de sossego...
As minhas humanas não param de inventar arte, e esses dias acharam de mudar a areia da minha caixinha de fazer número 1 e 2.

Poxa, que perturbação, viu? Tô cansado de falar que nós não curtimos mudanças, mas elas não entendem. Vocês acreditam que depois de um ano usando areia sanitária higiênica granulada, daquelas bem baratinhas, elas inventaram de trazer umas bolotas de madeiras e enfiaram na minha caixa? Na moral, quem pediu? Elas falaram que é mais caro, mas, melhor para o meio ambiente. 

Velhoooo, kizonda é essa dessas humanas? Tudo bem que preservar o meio ambiente é importante, mas eu tô há mais de um ano usando a mesma areia, não dá para mudar agora, né? Não quis, não usei, me chateei e achei bem pouco elas perderem dinheiro. 

Ainda ligaram para a médica-veterinária e presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-BA, Ilka Gonçalves, para saber o que houve, e tiveram que ouvir: "A areia ideal é a que o gato gosta." Bem pouco! 
A conversa se prolongou e Dra Ilka deu um monte de ideia cheque sobre o assunto. Ela falou sobre a importância de manter a caixinha sempre limpa. Deu a real que o ideal é dar um grau pelo menos três vezes ao dia. Nós, FELINDOS somos limpos demais e não gostamos dessa onda de sujeira.  Quando a caixa tá fedida a gente retém urina e fezes, e acaba desenvolvendo cistite (no linguajar popular ‘ infecção urinária’) e constipação. 

Véi, isso é muito comum e já aconteceu comigo. Vocês nem imaginam o tamanho do problema, um dia desses aí vou falar sobre esse BO.

Outra parada importante que a veterinária explicou foi que o número de caixa é relacionado à quantidade de animais que habitam na casa. O cálculo é o seguinte: um animal, é igual a duas caixas. Dois gatenhos, três caixinhas. Três FELINDOS, quatro bandejas higiênicas, e assim sucessivamente. Entendeu? 

As caixas devem ser colocadas nas  extremidades da casa, uma distante da outra, para nos dar acessibilidade. Onde a gente tiver na casa, tem que tá rolando uma privadinha próxima para que possamos fazer nossas necessidades. A ideia é justamente estimular que façamos xixi, para evitar doença de trato urinário, porque é barril. Sakow? 

Por hoje é isso, tô indo nessa. Até semana que vem. 

Lambidinhas de amor. ?

* Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos. 

Relacionadas:
Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Fogos e comidas juninas causam riscos para gatos; veja dicas de especialistas ouvidos por Pipoca

Gatolista Pipoca: Gatos entendem quando são chamados pelo nome?
Banhos em felinos: sim ou não? Gatolista Pipoca esclarece
Um é bom, dois é melhor: gatolista Pipoca explica vantagens de ter dois ou mais felinos


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp