BNews Pet

Gatolista tira dúvidas sobre doação de sangue para pet

Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 02/08/2021, às 05h30   Pipoca* @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

E ai, humas? Tudo certinho? Velhoooo, eu tô muitooo chique, viu? Recebendo vários elogios e sugestões no meu instagram (@gatolistapipoca). Pensem num gato exxxxtourado? Sou eu! ?

Essa semana, recebi uma mensagem de um seguimor sugerindo que falasse sobre doação de sangue para petz. Nunca tinha ouvido falar sobre o assunto, pra mim foi novidade, mas descobri que o ato pode salvar a vida dos nossos brodinhos. 

Como um bom gatolista, fui procurar a fonte ideal para falar sobre o tema. A médica-veterinária e presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-BA, Ilka Gonçalves,   sempre maravilhosa, me atendeu e explicou tudinho. Ela disse que existem muitas doenças, como insuficiência renal crônica, anemia hemolítica, hemorragias e até acidentes graves, em que  os FELINDOS perdem muito sangue, e a transfusão torna-se essencial para nos manter vivo. 

Mas, para isso, alguns cuidados precisam ser tomados com o felino de bom coração. Ele tem que ser testado pras principais doenças infecciosas, que podem vir a ser transmitidas pelo sangue.

Além disso, preferencialmente, deve ter idade superior a 3 anos e peso acima de 5Kg, e tem que ser vacinado regularmente. 

Ele deve fazer a tipagem sanguínea, e não pode ter acesso à rua. Tem que estar sem pulgas ou carrapatos, e não pode estar em tratamento medicamentoso no momento da doação. Também não deve ter viajado para outras regiões, viu? 

Agora, com esse negócio da pandemia, ele precisa testar negativo para o exame de Coronavírus felino e ter PCR negativo para Mycoplasma spp. 

Ahhh... Os adultos podem ser doadores até 8 anos, após essa idade, para garantir a saúde e bem estar desse amor de gatinho, ele deve ser aposentado. 

Falando em amor de gatinho, para doar sangue, geralmente são escolhidos gatenhos calmos para realização de uma coleta adequada, no caso dos FELINDOS grandes, a maioria acaba sendo sedado pela dificuldade da coleta, então esses animais devem ser previamente examinados e liberados para o procedimento.

A médica explicou que a quantidade de sangue doado depende do peso do doador, por isso é importante que sejam indivíduos grandes e saudáveis. Animais obesos não são bons candidatos a doação, podendo causar dano a saúde do receptor, sakow? 

Em Salvador, existem bancos de sangue dentro dos hospitais escola e em clínicas veterinárias privadas. Para o doador, o custo é zero. O barril vai mesmo para os humanos do gatinho que vai receber a doação. Mas, para salvar nossa vida, vale, né? 
Pelo amor de Deus, nada de canguinhagem quando o assunto é a nossa saúde. 

Tô indo nessa, semana que vem eu volto com mais prosa pra tratar com vocês. 

Lambidinhas de amor. ?

* Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos. 

Relacionadas:
Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Fogos e comidas juninas causam riscos para gatos; veja dicas de especialistas ouvidos por Pipoca

Gatolista Pipoca: Gatos entendem quando são chamados pelo nome?
Banhos em felinos: sim ou não? Gatolista Pipoca esclarece
Um é bom, dois é melhor: gatolista Pipoca explica vantagens de ter dois ou mais felinos

Gatolista Pipoca: Falta de limpeza da caixa de areia pode causar doenças nos felinos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp