BNews Pet

Principais vacinas para os gatos e a “ideia xeque” do gatolista Pipoca

Arquivo /BNews
Pipoca é colunista do BNews Pet e escreve todas as segundas-feiras com dicas, informações e curiosidades sobre o mundo dos gatos   |   Bnews - Divulgação Arquivo /BNews

Publicado em 16/08/2021, às 18h03   Pipoca @gatolistapipoca


FacebookTwitterWhatsApp

Humas do meu coração, me diz uma coisa, o que alguns de vocês têm na cabeça? Como um gato antenado, essa semana acompanhei os noticiários e vi que tem uma galera que está deixando de se vacinar contra Covid-19. Depois de tanta dor, mortes, aflição, os serumaninhos agora não estão nem tchum para imunização. É mole uma coisa dessa? E ainda dizem que nós, bichanos, somos irracionais. Pelo amor de Deus, né? 

Gente, é sério, sem brincadeira, não é possível que vocês não saibam a importância da vacinação. Dói, eu bem sei disso, faço um escândalo, mordo minhas humanas, faço malcriação, me reto real e oficial, mas tenho certeza que é para o meu bem. Vacinas são de extrema importância para garantir o bem-estar dos FELINDOS e da família. 

Não tem desculpa, os humas sabidos estudaram e criaram mecanismos de proteção, e todos nós precisamos aproveitar. Como todos os seres da terra, nós, gatenhos estamos vulneráveis a bactérias e doenças virais, por isso é muito importante que nosso organismo esteja pronto para nos defender. É luta por cima de batalha, por esse motivo é importante que o veterinário analise as nossas necessidades imunológicas e monte um calendário de vacina específico para cada um de nós. 

Porém, existem as vacinas mais importantes e obrigatórias que são a antirrábica e a polivalente, sendo que a última se divide em três tipos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5). 

É cada um no seu quadrado, cumprindo seu papel de proteção. A V3 nos protege da Panleucopenia, Calicivirose e Rinotraqueíte. Já a V4, além das enfermidades citadas, também inclui imunização a Clamidiose. A V5 inclui todas, mais a leucemia. Sendo que essa última só é indicada em FELINDOS que possuem pré-disposição à leucemia, por exemplo. Essa e outras vacinas que existem no mercado só devem ser aplicadas mediante recomendação médica, sakow?

O ideal é sermos vacinados pequenininhos. Quando filhotes, estamos mais frágeis, e por isso, a necessidade de estarmos imunizados é ainda maior.  Pelo certo, a primeira dose da polivalente deve ser aplicada perto dos dois meses de vida (60 dias). A segunda dose vem um mês depois (90 dias de vida). Já vacina antirrábica deve ser aplicada quando o animal estiver um pouco mais velho, com 4 meses (120 dias), e vem acompanhada da terceira dose da polivalente. 
Depois de adulto, as doses devem ser repetidas, com períodos mais espaçados, determinados pelo doutor(a). 

É importante respeitar os prazos para que a vacina tenha o efeito esperado, e enquanto não estivermos devidamente protegido nada de levar a gente para rua, nem colocarmos em contato com outros gatinhos. Blz?

Tô indo nessa, deixando um pedido, na humildade para vocês.  Pelo amor de Deus, tomem a vacina, véi.  Se a dose está disponível, corre mermão, vá tomar seu negócio, adiante seu lado. Pare de embarreirar a imunização e bora sair logo dessa pandemia.

Se cuidem, e se liguem na gente também, tá? 

Lambidinhas de amor. ?

Relacionadas:

Pipoca: o novo gatolista do BNews! Conheça a coluna sobre o mundo dos gatos

Fogos e comidas juninas causam riscos para gatos; veja dicas de especialistas ouvidos por Pipoca

Gatolista Pipoca: Gatos entendem quando são chamados pelo nome?
Banhos em felinos: sim ou não? Gatolista Pipoca esclarece
Um é bom, dois é melhor: gatolista Pipoca explica vantagens de ter dois ou mais felinos

Gatolista Pipoca: Falta de limpeza da caixa de areia pode causar doenças nos felinos

Gatolista tira dúvidas sobre doação de sangue para pet

Gatolista Pipoca explica porquê gatos amam caixas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp