BNews Pet

Entenda o que é ansiedade de separação canina e saiba controlar um pet ansioso

FreePik
Com toda a responsabilidade jogada aos pets nesse período de pandemia é aceitável que os cachorros fiquem mais ansiosos.  |   Bnews - Divulgação FreePik

Publicado em 02/09/2021, às 07h00   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Se você tem passado muito mais tempo em casa, seu cão, sem dúvida, gostou deste tempo com você. E, se você adotou um cão durante este período, a única rotina que ele conheceu foi a atual: da quarentena. Com a retomada das atividades durante a pandemia de covid-19, alguns cães aceitam mudanças em sua rotina e ausências de seus donos. Mas, para outros, esta nova ausência pode causar ansiedade de separação, o que é angustiante para os cães e seus donos. 

Ao BNews, a médica-veterinária especialista em comportamento, Fernanda Santos, explicou que a ansiedade de separação é quando os cães acham estressante ficar longe das pessoas às quais estão mais ligados. Eles podem ficar extremamente ansiosos e essa angústia pode se revelar em uma ampla gama de comportamentos. 

Fernanda lembra que há uma série de fatores que podem causar ansiedade de separação em cães e a causa principal pode ser difícil de identificar. "Alguns cães começam a ficar ansiosos se houver uma mudança repentina em sua vida, como mudar para uma nova casa ou família ou se de repente começarem a passar muito menos tempo com seus tutores do que costumavam, como quando as pessoas voltam a sair para trabalhar após um período de isolamento", disse.

De acordo com a veterinária, é importante prestar atenção ao comportamento do seu cão, pois alguns sinais de ansiedade da separação podem começar antes mesmo de você sair de casa.

"Seguir você pela casa, tentar te seguir ao você sair de casa, latir ou choramingar quando você sai ou depois de ir embora, ficar perto da porta pela qual você saiu, latir sem parar, perda de apetite. São comportamentos que você deve prestar atenção e caso note um ou mais desses comportamentos em seu pet, é possível que você tenha um cachorro ansioso em casa.", afirmou.

A médica acrescentou que alguns desses comportamentos do cachorro podem ser normais até certo ponto quando você está em casa. Mas, se eles têm ansiedade de separação, esses comportamentos vão se tornar muito piores quando eles forem deixados sozinhos.

Leia mais:

>> Especialista explica como cuidar de filhotes de gato que estão sem a mãe
>> Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-lo
>> Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet
>> Você sabe por que o seu cachorro fica com a língua para fora?

Para amenizar esse sofrimento na vida dos bichinhos, a veterinária faz algumas recomendações. "O tutor deve passar mais tempo separado, saia e chegue calmamente, quando sair deixe uma TV ligada. Ao deixar seu cão sozinho, certifique-se de que ele tenha um lugar tranquilo e confortável para descansar com um brinquedo especial".

Em relação à remédios, a especialista destaca que é importante pensar que algumas medidas precisam ser tomadas para o bem do tutor e do cão. "Mesmo que o tutor tenha cuidado e mude a rotina, a ansiedade do pet pode persistir. Nesses casos, é preciso conversar com o médico-veterinário para encontrar a melhor alternativa", afirmou.

"Algumas vezes, pode ser que o profissional sugira a contratação de um adestrador. Ainda, em casos mais complicados, é possível que o médico-veterinário prescreva florais, aromaterapia ou até medicamentos alopáticos", concluiu.

Novo normal
De acordo com a médica-veterinária, a pandemia pode deixar os cachorros mais ansiosos. "Os cachorros que estavam acostumados a passar o dia sem contar com a família inteira dentro de casa, de repente, contam com toda a família em casa, podem ter ficado mais ansiosos por conta da nova rotina".

Com toda a responsabilidade jogada aos pets nesse período é justificável que os cachorros fiquem mais ansiosos neste cenário, caso a família não tenha estabelecido uma nova rotina diária com horários para passeio e recreação. Contar com um especialista em comportamento canino é excelente para ajudar o seu cachorro a ficar bem na sua ausência ou a se manter mais tranquilo no dia a dia.

Para Fernanda, uma das melhores dicas para tratar a ansiedade é não reforçar o comportamento indesejado do seu cãozinho. Ou seja, se ele chora quando você dá aquela saidinha rápida, quando você retornar, nada de paparicá-lo, em vez disso, não estabeleça contato visual ou físico, simplesmente vá fazer suas tarefas e quando o pet deixar a agitação de lado volte a dar atenção a ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp