BNews Pet

Você sabe o que é catnip? Saiba como usar e quais os benefícios da erva do gato

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 15/09/2021, às 13h30   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Se você tem um gatinho em casa, com certeza já ouviu falar em catnip, mais conhecida como erva do gato. A Nepeta Cataria, nome científico da substância, é uma uma graminha que causa alguns efeitos sedativos ou excitatórios nos felinos. É muito utilizada na Europa, Ásia e África. No Brasil, atualmente é vendida em pet shops e apresenta vários benefícios para o bichano.

A médica veterinária Renata Del Bianco explica que a erva do gato pode ser encontrada seca ou em forma de grama e deve ser utilizada para cumprir diversos objetivos, desde gatos mais quietos que os tutores desejam deixá-los mais excitados ou para acalmar os bichanos mais agitados e estressados. A especialista ressalta, no entanto, que nem todos os gatos respondem ao catnip com o mesmo efeito, já que cada organismo reage de uma maneira. 

“De forma geral, a erva é utilizada como forma de brincadeira e enriquecimento ambiental, podendo ser colocada dentro de brinquedos, no arranhador, próximo da caminha do animal, entre outras”, disse a médica ao BNews. 

O gato fica "chapado"?

Segundo Renata, as pessoas têm uma conotação errada do que é a   Nepeta Cataria. A médica explica que a erva vai agir de acordo com cada organismo e que nem sempre ela vai alterar a percepção de estado do gato. A planta, no entanto, tem o poder de ativar alguns instintos primários dos felinos.

“Para a maioria dos gatos é como se eles se lembrassem de sua história, de sua essência. Eles se esfregam onde colocamos a erva, arranham e também podem comer a substância. Esse é um comportamento de demarcação de território. Além disso, os bichanos também podem vocalizar como se estivessem no cio”, destacou a médica à reportagem.

O efeito do catnip pode durar cerca de 10 minutos e o uso pode ser diário. Renata afirma que não tem nenhuma contraindicação de uso da substância. “A erva também pode ser usada em qualquer fase da vida do animal. Além de gatos, os efeitos da erva também aparecem em grandes felinos, como tigres e leões”, acrescentou a especialista. 

O gato fica viciado?

Não corre o risco do gato ficar viciado na catnip e, segundo especialistas, é provável que a erva perca o efeito se utilizada com muita frequência. Além disso, a Nepeta Cataria pode causar vômitos e diarréias se usada em grande quantidade de uma só vez. 

É importante ressaltar que a erva estimula todos os sentidos do gato e, por isso, também é possível utilizá-la para adestrar os felinos. Além disso, o tutor ainda pode aproveitar para fazer a plantação da erva em casa. A planta vai nascer, geralmente, com flores brancas ou roxinhas e elas florescem mais no verão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp