BNews Pet

Especialista explica como acalmar a cadela e o cachorro na época do cio

Reprodução
Para quem opta por não submeter o pet à cirurgia, o cotidiano com o cachorro traz algumas dúvidas e desafios.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/10/2021, às 07h10   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

São vários os problemas e situações indesejadas que podem ocorrer quando uma cadela está no cio. Em entrevista ao BNews, a médica-veterinária Camilla Medrado detalhou o que tutores podem fazer para evitar a prenhez indesejada e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar desses pets.

"Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar. Se você tem um quintal em casa, permita que ela brinque, se exercite e se distraia", disse.

"Porém, não se esqueça de fechar portas e frestas no muro por onde um cão consiga entrar. Os machos têm a capacidade de detectar uma fêmea em ciclo reprodutivo até 8 km de distância e eles não medem esforços para encontrá-la" salientou.

Leia mais: Cachorro ganha casinha com ar-condicionado para enfrentar o calor

Camilla afirma que já existem no mercado produtos que servem para atenuar o odor liberado pelas fêmeas. "Sprays anti-cheiro e spray ou tablete de clorofila são boas opções, podendo ser encontrados em lojas de animais".

Ainda sobre os sprays, a médica-veterinária reforça que esses itens são uma espécie de remédio e não devem ser utilizados sem recomendação médica.

Caso o dono não consiga afastar o macho, Camilla recomenda as fraldas caninas. Segundo ela, as fraldas retardam um pouco a propagação do feromônio e impedem a penetração de outro cão, prevenindo assim uma gravidez indesejada.

"Trocá-las regularmente ao longo do dia é fundamente para evitar o mau cheiro e manter a higiene. Você pode, inclusive, passar toalhinhas umedecidas na região íntima da fêmea quando trocar a fralda", acrescenta.

Leia também: Gansa cuida de cachorrinhos recém-nascidos para que a cadela possa descansar após o parto

De acordo com a veterinária, essas dicas também se estendem para quem tem um macho, que é mais tranquilo. "Mantê-lo dentro de casa, levá-lo para passear em horários e locais mais tranquilos e exercitá-lo bastante. Brincadeiras e atividade física é o melhor jeito de acalmá-lo e fazê-lo esquecer da cadela".

Castração 

Pode até parecer uma medida extrema, a última dica  - e talvez a mais efetiva - é a castração. Além de manter os cães definitivamente afastados, você evitará diversos incômodos na época do cio, uma possível gravidez, diversas doenças e mudanças de comportamento não desejados.

Camilla explica que é uma cirurgia é bastante simples. "Os pets recebem anestesia, que garante que não sentirão nenhuma dor". "Nas fêmeas, o útero e os ovários são removidos. Para isso, é feita uma pequena incisão no ventre", explica. "A castração dos machos normalmente é ainda mais simples, bastando que o profissional remova os testículos do cão", disse.

Segundo a médica, os pets podem ficar internados uma noite para observação, mas, dependendo da sua condição de saúde e do horário que a cirurgia foi realizada, o animal pode voltar para casa no mesmo dia.

Em relação aos cuidados pós-operatório, Camilla lembra ao tutor a importância de uma boa higienização no local dos pontos. "É sempre bom ter uma atenção especial na limpeza do local dos pontos. Para que o local não inflame e não traga outras consequências ao pet".

Leia mais em BNews Pet:

>> Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento
>> Especialista explica como cuidar de filhotes de gato que estão sem a mãe

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp