BNews Pet

Hipopótamos do zoológico de Pablo Escobar se reproduziram muito e serão castrados; entenda

Reprodução/BBC
No momento, a entidade tem estimativa de entre 80 e 90 hipopótamos. O grupo principal, de 70 animais, está no terreno da ex-Hacienda Napoles, de Pablo Escobar.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BBC

Publicado em 07/10/2021, às 17h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No final deste ano, teria início o plano piloto que visa fazer a imunocastração dos hipopótamos de Pablo Escobar que vêm se expandindo e invadindo uma importante área de Magdalena Medio, uma sub-região no Departamento Colombiano de Antioquia. A ascensão dos chamados "hipopótamos da cocaína" começou em 1993, depois que as autoridades mataram Pablo Escobar e confiscaram sua luxuosa propriedade Hacienda Napoles, a cerca de 250 km a noroeste da capital Bogotá.

Os animais encontrados lá foram distribuídos para zoológicos de todo o país, mas não os hipopótamos. Por ser logisticamente difícil transportá-los, então as autoridades simplesmente os deixaram lá, provavelmente pensando que os animais morreriam. Em vez disso, eles prosperaram de quatro para pelo menos 80 hipopótamos.

David Echeverri López, coordenador do Grupo de Florestas e Biodiversidade da Corporação Regional Autônoma das Bacias dos Rios Black e Nare (Cornare), lembrou que a entidade ambientalista apresentou em fevereiro passado à Embaixada da Colômbia nos Estados Unidos um pedido de apoio. Com a sua intermediação foi possível que a Agência de Sanidade Animal, dependência da Secretaria de Agricultura do país norte-americano, fornecesse o medicamento veterinário conhecido como GonaCon.

Leia também: Barriga, orelhas, pescoço? Descubra os lugares que seu pet mais ama receber carinho

Segundo o jornal El Tiempo, depois de realizar diversos procedimentos e superar os atrasos, por causa da pandemia, a ideia é iniciar o processo de vacinação antes do final deste ano, levando em consideração que são necessárias duas doses do produto para toda a população de hipopótamos, disse o responsável .

Para a Corporação, esse produto, produzido apenas nos Estados Unidos, permitiria a imunocastração de hipopótamos.

“Não vamos comprar as vacinas, é uma doação. Ela não tem uma casa comercial, só é fabricada sob encomenda no órgão USDA APHIS (Serviço de Inspeção de Sanidade Vegetal e Animal) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ( USDA), daí a gestão que fazemos", acrescentou Echeverri.

A imunocastração consiste na aplicação de uma vacina, de forma semelhante ao que é feito com a vacina de febre aftosa, por exemplo, substituindo a castração cirúrgica tradicional.

No momento, a entidade tem estimativa de entre 80 e 90 hipopótamos para esterilizar.

O grupo principal, de 70 animais, está no terreno da ex-Hacienda Napoles, do extinto narcotraficante Pablo Escobar Gaviria, que nos anos 80 enviou quatro hipopótamos para morar neste local com outras espécies silvestres, como girafas e tigres. .

Além disso, existe um outro grupo, formado por cerca de 15 hipopótamos que se mudaram deste local e percorrem o rio Magdalena.

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp