BNews Pet

Cachorro que resgatou 100 coalas em incêndio recebe medalha de honra na Câmara dos Lordes

Reprodução/Facebook IFAW
Cachorro da raça koolie australiano de seis anos, e sua equipe apareceram por chamada de vídeo para aceitar o reconhecimento especial   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook IFAW

Publicado em 14/10/2021, às 18h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um cão de resgate chamado Bear, que salvou 100 coalas durante os incêndios florestais na Austrália, ganhou uma medalha de honra do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), na Câmara dos Lordes, por sua bravura.

O cachorro da raça koolie australiano, de seis anos, e sua equipe apareceram por chamada de vídeo para aceitar seu reconhecimento especial na última terça-feira (12). 

Leia também: Conheça locais que cremam animais na Bahia e os benefícios do serviço para tutor e pet

Romane Cristescu, a treinadora de Bear, disse que não poderia estar mais orgulhosa do ex-cão de resgate. “Ele tem sido um menino tão bom em nos ajudar a encontrar e resgatar muitos coalas, especialmente durante os incêndios florestais, mas ele trabalha durante todo o ano para nos ajudar em nosso trabalho de fazer um lugar melhor e mais seguro para os coalas”, disse, durante o discurso de aceitação.  

Bear foi abandonado por seus antigos donos devido ao seu transtorno obsessivo-compulsivo que o tornava incapaz de brincar com outros cães. No entanto, isso o tornou um grande candidato para o programa de Detecção de Cães para Conservação da University of the Sunshine Coast.

Bear foi treinado para reconhecer o cheiro da pele dos coalas e foi creditado por salvar mais de 100 desses animais durante os incêndios florestais de 2019-2020, depois que seus habitats foram tomados pelas chamas. 

Ele foi ensinado a andar de forma silenciosa no chão para garantir que o habitat dos coalas não fosse perturbado e, assim, ele consegue localizar esses animais e sua equipe leva os feridos para tratamento. 

Leia também: 


A equipe de Bear trabalha com o IFAW e grupos locais para encontrar e resgatar coalas em áreas afetadas por incêndios florestais e Bear é o único cão no mundo treinado para farejar o pelo pêlo e pelas fezes do coala.

Estima-se que mais de três bilhões de animais morreram durante a temporada de incêndios florestais e mais de 24 milhões de hectares de terra foram queimados. 

Bear foi um dos apenas dois cães que foram homenageados durante a cerimônia com Jasper, um cockapoo, vencedor de 'Animal do Ano' por seu trabalho de apoio ao pessoal da linha de frente do NHS durante a pandemia de Covid. 

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp