BNews Pet

Especialista aponta quais doenças são mais comuns em filhotes de gato

Reprodução/Redes sociais
O Bnews trouxe uma lista das principais doenças, seus sintomas e como prevenir.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 26/10/2021, às 07h00   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Gatos filhotes são mais sensíveis e precisam de muita atenção com a saúde. Para te ajudar neste cuidado, o BNews, com a ajuda da médica-veterinária Fernanda Santos, trouxe uma lista das principais doenças, seus sintomas e como prevenir.

Imunodeficiência felina (FIV)
FIV também é conhecida como AIDS felina. Está entre as mais temidas pelos tutores de gato, pois o vírus causador desta doença tem alto grau de mortalidade. A forma mais comum de contágio da FIV é pelo contato com a saliva do gato infectado. Mas ela também pode ser transmitida pelas relações sexuais dos pets. Vale lembrar que a FIV só é transmitida de gato para gato, e não para humanos ou outros animais.

A FIV ataca o sistema imunológico dos animais por meio de infecções que se instalam pela falta de defesa do organismo. Como não existe vacina para essa doença, o gato infectado precisa de tratamento e acompanhamento pelo resto da vida. 

Leucemia felina (FeLV)
Leucemia felina, também causada por um vírus denominado de Oncovírus, e que também é transmitido por meio de secreções e contato durante brigas ou gatos que convivem juntos, e da mãe para os filhotes.

A FeLV provoca tumores em diferentes órgãos do corpo do gato afetado, inflamação dos gânglios, anorexia, perda de peso e anemia. A melhor forma de prevenir esta doença é vacinando e evitando que o seu gatinho entre em contato com outros animais já doentes.

Peritonite infecciosa (PIF)
A PIF afeta mais gatos jovens e pode ser transmitida por via transplacentária ou através do contato direto e contínuo de secreções orais e respiratórias. É mais comum em zonas com muitos gatos como criadouros, colônias de rua e outros lugares onde existe convívio de muitos gatos. Os sintomas mais notórios incluem febre, anorexia, aumento do volume abdominal e acumulação de líquido no abdômen.

A PIF ainda não tem cura, infelizmente. No entanto, a progressão da doença pode ser reduzida com antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos.

Panleucopenia Felina
Essa doença é provocada pelo vírus Panleuk, do mesmo grupo das parvoviroses em cães, porém específico para gatos. Este vírus infecta gatos jovens até 1 ano, por não estarem imunizados contra o vírus por meio da vacinação.

A doença é mortal em gatos jovens e altamente contagiosa. É importante separar o gato doente dos saudáveis, pois o modo de transmissão é por meio de secreções como saliva, comedouros e bebedouros.

Os sintomas incluem lacrimejamento excessivo, conjuntivite, pálpebras doloridas e avermelhadas, secreção ocular abundante que pode ser amarelada ou esverdeada, espirros, febre, tosse, coriza e falta de apetite, entre outros. O tratamento deve ser baseado em antibióticos além de limpezas oculares, repouso, dieta alta em carboidratos e, caso seja necessário, fluidoterapia com soro

Rinotraqueite felina
O vírus que provoca a doença é um herpesvírus.O vírus permanece nas vias aéreas, provocando infecções do trato respiratório. Entre 45 e 50 % das doenças respiratórias em gatos são causadas por este vírus. Afeta particularmente gatos jovens não vacinados.

Os sintomas incluem febre, espirros, coriza, conjuntivite, lacrimejamento e até úlceras na córnea. É contagiado através do contato com fluidos como secreções nasais e saliva. Esta doença pode ser prevenida com a vacinação adequada.

Vermes
Os vermes mais comuns que afetam os gatos filhotes são os tipos ascaris e taenias. Os ascaris podem ser contraídos pela amamentação, enquanto os vermes taenias são transmitidos por pulgas. Para prevenir essas doenças, é necessário que o gato seja vermifugado o quanto antes. Os vermes podem causar vômito, diarreia, retardo no crescimento, distensão abdominal e obstrução intestinal.

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp