BNews Pet

Pets também sofrem com a morte de integrante da família; saiba como ajudá-los

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 02/11/2021, às 08h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Verdadeiros companheiros, os pets também sentem a perda de algum integrante da casa e podem até desenvolver quadro de depressão após a morte de alguém que eles gostavam muito. Segundo segundo Katia De Martino, médica-veterinária comportamentalista do Centro Veterinário Seres, do Grupo Petz, incentivar a interação com outras pessoas da família e brincadeiras fora de casa ajudam o animal a passar por esse período.

“No luto, o animal fica quietinho, sem vontade de comer ou de brincar. Em alguns momentos, pode procurar lugares onde a pessoa ficava, como certo lado da cama ou uma cadeira específica. Aquela pessoa não está mais lá, e o pet acaba ficando mais prostrado e tentando de alguma forma suprir aquela necessidade através do cheiro, do espaço físico onde a pessoa ficava”, disse à coluna Bom Pra Cachorro, da Folha de São Paulo.

Leia também
Luto pela morte do pet: Psicóloga explica como lidar com as crianças e a perda do animal de estimação
Adotar um pet estimula a criança a praticar exercícios e ajuda no desenvolvimento socioemocional
Com solidão do isolamento social, especialistas recomendam adoção de pets na pandemia, mas apontam cuidados

Segundo a especialista, o animal pode desenvolver, por exemplo, ansiedade por separação. “O distúrbio é resultado de alguma mudança na rotina da casa. Choros, uivos, lambedura compulsiva de patas pode indicar que algo não está bem”, acrescentou.

A médica-veterinária explica também que para que o pet supere esse momento doloroso, além do contato mais próximo com outras pessoas da família, é necessário permitir que o animal tenha mais tempo de brincadeira fora de casa —até em creche— pode ajudar no processo, e a melhora é gradativa. “Nada melhor que o tempo”, afirmou a Katia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp