BNews Pet

Pesquisa revela como cães agem ao decifrar emoções dos donos

Pixabay
Estudo contou com 90 cães e atrizes  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 25/11/2021, às 22h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido descobriram que os cachorros são capazes de decifrar as emoções do seu dono e tomar decisões baseados nessas informações. O artigo da descoberta foi publicado na revista científica Animal Cognition no dia 14 de agosto deste ano e foi desenvolvido pelos pesquisadores Natalia Albuquerque e Briseida Resende, do IP, e Daniel Mills, Kun Guo e Anna Wilkinson, da universidade.

A pesquisa contou com 90 cães e com atrizes que simularam emoções distintas. 

O teste aconteceu da seguinte forma: as atrizes demonstravam expressões faciais neutras, positivas (alegres) e negativas (raiva), a cada sessão. Vestidas da mesma maneira, elas, em silêncio, passavam objetos uma para outros e sentavam-se com um pote de ração em uma das mãos e uma folha de jornal na outra. Em seguida, os cães foram soltos e puderam interagir com as atrizes para pedir comida. 

Leia Mais:

Cientistas confirmam primeira reprodução assexuada entre animais ameaçados de extinção
Aprenda a calcular da melhor forma a idade humana de um cachorro

Os pesquisadores perceberam que os animais preferiram pedir comida para a atriz com expressões positivas e evitaram a pessoa com expressão de raiva. O estudo, então, concluiu que os cães levam em consideração as expressões faciais humanas para tomar decisões.

A professora Briseida, coautora do trabalho, explicoi que "a pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”.

Leia Também:

Cão de serviço surpreende dona com ação inusitada; assista
Coala aparece em árvore de Natal e surpreende família; veja imagens
Durante voo, passageira tem ação inusitada com gato

Acompanhe o BNews Pet também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp