BNews Pet

Animais de estimação de repatriados terão entrada facilitada, diz Ministério da Agricultura

Divulgação
Medida dispensa a exigência do Certificado Veterinário Internacional para animais de repatriados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/10/2023, às 22h01   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) irá facilitar o ingresso no território nacional de cães e gatos que acompanhem os brasileiros repatriados e cidadãos estrangeiros refugiados de Israel. A ação foi divulgada nesta terça-feira (10) e foi adotada também no caso de repatriados do conflito armado na Ucrânia.

Com a decisão, os donos de animais serão dispensados de apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido nos países de origem desses animais e a apresentação de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso no país.

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) será responsável por orientar os repatriados na chegada do aeroporto quanto aos procedimentos sanitários internos a serem adotados em relação aos animais.

“Esclarecemos que, neste momento, nenhum cachorro ou gato será impedido de entrar no Brasil por falta de documentação. Entendemos a situação e os médicos veterinários atuantes no Viagro acompanharão os casos para liberação de entrada no país”, reforça o diretor do departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luis Vargas.

O Mapa alerta que a medida só vale para os casos em decorrência dos conflitos armados em Israel. Portanto, para o ingresso de cães e gatos de cidadãos brasileiros repatriados ou estrangeiros refugiados em quaisquer voos, sejam de ajuda humanitária, militares, cargueiros fretados ou em voos comerciais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp