BNews Pet

Atenção! Descubra como funciona o diagnóstico e o tratamento do câncer de Tireoide em pets

Ilustrativa/Pixabay
Saiba como notar os indícios do câncer no seu pet e como prosseguir após o diagnóstico  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 19/10/2023, às 14h49   Cadastrado/Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ser uma doença com casos predominantes em humanos, o câncer de tireoide também pode se fazer presente nos pets. Diagnóstico rápido pode ajudar na cura.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A doença é mais comum em cachorros de idade avançada, no caso dos gatos, a chance de se manifestar, é mais rara.

A Dra. Adriana Tomoko, do Veros hospital veterinário, trouxe mais detalhes sobre como realizar os procedimentos da descoberta ao tratamento.

Diagnóstico e causa: O primeiro sinal pode ser notado através do exame de toque físico e em caso de observação de aumento do volume no pescoço do animal. Após essa avaliação inicial, o recomendado é que o pet passe por exames de imagem e de laboratório para confirmar o tumor e verificar o funcionamento do órgão.

Com causa desconhecida, a doença tem maior chance de cura, se diagnósticada de forma inicial.


Tratamento

Semelhante ao processo realizado com os humanos, o tratamento consiste em realização de procedimento cirúrgico, com a colheita da tireoide e análise histopatólogica. Já a quimioterapia, só é utilizada em casos de tumores malignos, com 4 a 6 sessões realizadas, definido para ocorrer a cada 21 dias.

Prevenção

A indicação é que o tutor, ao acariciar o seu animal, sempre esteja atento as mudanças físicas. Principalmente ao notar qualquer alteração na região do pescoço, mais precisamente, a presença de nódulo. Outro pedido dos veterianários é que os animais possam passar por exames de rotina, a cada ano. Com prioridade para os cães de idade avançada, o que facilitaria o tratamento em caso de diagnóstico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp