BNews Pet

Barato que sai caro: Entenda como produtos veterinários falsos podem colocar em risco a saúde do seu pet

Divulgação/Sidan
Produtos veterinários falsos comprometem a saúde dos pets e também dos animais de produção  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sidan

Publicado em 29/03/2022, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) promoveu a campanha "Olhos Abertos" para alertar aos tutores de animais de estimação sobre o uso de produtos veterinários falsificados que podem colocar em risco a saúde dos pets. O aumento de vendas de produtos online, em virtude da pandemia da Covid-19, fez com que a atenção para esse assunto ficasse ainda mais redobrada.

Além de conscientizar os donos de animais, a campanha também dá dicas de como evitar golpes e abre um canal de denúncias para que os consumidores enviem de forma anônima seus relatos para o Sidan. 

A Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) explicou que os medicamentos, por exemplo, produzidos com matérias-primas de baixa qualidade, sem bioequivalência ou mesmo com princípios ativos diversos dos anunciados ou em quantidades diferentes, podem causar sérios problemas de saúde nos animais. 

Leia Mais:

Setor de medicamentos para cães e gatos pode fechar o ano com um faturamento de R$ 5.8 bilhões
Remédios de humanos podem deixar cães e gatos gravemente intoxicados
Empresa baiana cresce 22% e demonstra força do mercado pet

A campanha "Olhos Abertos" não alerta apenas sobre o uso de produtos piratas para animais de estimação, mas também para os animais de produção. Segundo o vice-presidente executivo do Sindan, Emílio Salani, o uso de produtos veterinários falsos para animais de produção podem impactar negativamente no bem-estar, causar perda de produtividade, além de comprometer a qualidade do produto final, colocando em risco a segurança dos alimentos dos humanos. 

Sobre os pets, Emílio indaga: "Os pets, por exemplo, cada vez mais são vistos como membros da família. Se você não daria um produto de caráter questionável para seu filho, por que daria ao seu animal?"

Sobre a prática de venda de produtos piratas, Salani falou: "A solução para este problema está na conscientização. Precisamos interromper esse processo que tem um efeito dominó: prejudica o governo, a indústria e, principalmente, o consumidor, que é lesado ao efetuar uma compra e não obter o benefício daquele produto. Para isso, contamos com a ajuda dos órgãos governamentais". 

As denúncias de produtos veterinários piratas podem ser realizadas no site da campanha

Sidan alerta sobre produtos veterinários falsos que colocam em risco a saúde dos animais

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp