BNews Pet

BNews Summer: Entenda quais são os sinais de que o pet está sofrendo com calor

Ilustrativa / Freepik
Veterinária dá dicas para refrescar quando o pet está sofrendo com calor  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 22/01/2024, às 11h32


FacebookTwitterWhatsApp

As ondas de calor podem trazer sérios prejuízos aos pets como desidratação, queimaduras e intermação. Mas além de situações mais comuns e fáceis de solucionar, existem casos mais graves que podem afetar os bichinhos como choque térmico, falência dos órgãos e óbito.

Segundo a médica-veterinária Simone Freitas, que é pós-graduada em Cirurgia de Tecidos Moles em Pequenos Animais e doutora em Imunologia pela UFBA, além dos cães e gatos, quem sofre ainda mais por conta da sensibilidade ao calor são os coelhos. Ela ainda revelou quais são os sinais de que o pet está sofrendo com o calor.

Simone conta que os sintomas principais envolvem respiração ofegante, língua pendente, letargia e vômito. Para deixar os pets mais frescos, a veterinária deixa dicas importantes.

 “Mantenha o seu bichinho sempre em local fresco; troque com frequência a água do bebedouro e espalhe potinhos pela casa para ele ter opções e, sempre que possível, coloque pedrinhas de gelo na água. Outra sugestão interessante é inovar com picolés para o seu pet saborear. Mas, para isso, é fundamental buscar orientação de um veterinário sobre as frutas e demais ingredientes permitidos. Além disso, jamais deixe o pet sozinho em veículo fechado; evite passear em horários de sol a pino; e invista em tapete e/ou colete gelado. Por fim, se o seu animal ficar apenas na área externa, certifique-se de que existem abrigos confortáveis para que ele possa fugir do sol e do calor, como uma parte coberta e bastante arejada”, conclui Simone Freitas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp