BNews Pet

Cachorros também sonham e não devem ser acordados de maneira brusca; entenda

Arquivo Pesssoal
Saiba como funciona o cérebro dos cachorros durante os sonhos  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pesssoal

Publicado em 14/01/2022, às 05h00 - Atualizado às 06h18   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! O tema da coluna de hoje é uma dúvida dos meus humanos, porque eles sempre se perguntam: Será que Oreosonha? Aí eu devolvo o questionamento: Vocês acham que meus gemidos durante o sono ou a minha linda pata fazendo movimentos involuntários enquanto eu durmo é teatro, criatura? Claro que eu sonho!! Mas, vou explicar para vocês como os cachorros sonham e o que acontece em nosso inconsciente.

Se você, tutor, observar que, durante o sono, seu peludo se movimenta, late e até corre (sem sair do lugar), tenha certeza que ele está sonhando. Mas, afinal, é possível saber com o que os cachorros sonham? Muitos estudos já comprovaram que, assim como acontece com os humanos, o cérebro dos cachorro mantém atividade durante o sono. O nosso soninho também é dividido em dois períodos: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos).

[Colocar ALT]

O estágio NREM corresponde a 75% do sono e em nós, cachorros, essa etapa é superficial, com respiração lenta e ritmada. A gente fica quieto, porém em alerta. No entanto, depois dessa fase, o nosso cérebro entra em REM, com respiração rápida e irregular. Além disso, nossas pálpebras se movem rapidamente, nossas patas, orelhas e boca também podem se mexer, e nós podemos até rosnar ou latir. É aí que os sonhos acontecem!!

A gente sonha com experiências vividas, ou seja, com passeios, caminhadas, dias na praia e até uma briga (por isso eu costumo latir tanto). Ah, e os cachorros também podem ter pesadelos, viu?! Eu odeio! Agora, tutor, se você perceber que o soninho do seu amigo peludo está muito agitado, é possível que ele esteja tendo um pesadelo e você não deve acordá-lo de maneira brusca.

Se liguem nas dicas para tornar o sono de seu peludo mais tranquilo:

  • Se precisar acordá-lo, chame o pet pelo nome suavemente, SEM GRITAR;

  • Se seu cão estiver agitado, não toque nele, mantenha a distância e não faça carinho;

  • Quando ele acordar, espere até que ele se recomponha e, então, faça carinho nele.

Quanto aos nossos pesadelos, alguns estudos concluíram que provavelmente eles são menos abstratos e mais concretos que os dos humanos, girando em torno de perigos reais. Ou seja, gente, nós não sonhamos com fantasmas, zumbis ou bonecos malignos (Ufa, graças ao Deus canino!). Mas, isso não torna nossos pesadelos menos terríveis!!

O mesmo raciocínio vale para os sonhos lúdicos. A gente não tem tempo pra isso, irmão!! Nos sonhos, os peludos se preocupam em perseguir pombos (adoro), correr atrás da bolinha ou do disco, comer um petisco suculento e dar aquele passeio no parque. Ah, claro, eu sonho também que estou num octógono com meu vizinho, o Muffin. Ele me odeia!! 

Eu volto na semana que vem com mais um tema ligado ao mundo dos pets. Enquanto esse dia não chega, vá prestando atenção no sono de seu cão. Perceba se ele costuma ter sonhos, se fica muito agitado. Nos vemos na próxima semana! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp