BNews Pet

Cão-guia muda de profissão e encara novo desafio em hospital; confira

Reprodução
Cadela Tina muda de cão-guia para cão terapeuta após sofrer problema no quadril.  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 10/03/2024, às 13h30


FacebookTwitterWhatsApp

A cadela Tina foi treinada para ser cão-guia, mas ao “se aposentar” foi destinada a uma nova função. Por ser da raça golden retriever, ideal para atuar em sessões de cinoterapia, ela foi “contratada” para exercer nova carreira em um hospital particular de Sorocaba, São Paulo. Caso semelhante acontece na Bahia. 

Após sofrer problemas no quadril, a cadelinha não pode mais trabalhar como cão-guia e por isso atua como terapeuta desde a última quarta-feira (6). Os tutores da Tina, Eliandra Corra e Gustavo Corra, revelaram que ela conseguiu se adaptar ao ambiente hospitalar.

“A Tina gosta de fazer as visitas, está sempre com o rabo abanando (...) Nós sempre brincamos que ela nasceu para ser cão terapeuta, pois, tem perfil pra este tipo de trabalho e se adaptou muito fácil ao ambiente hospitalar", contaram eles.

De acordo com informações divulgadas pelo G1, o objetivo do novo trabalho de Tina é estimular pacientes que estão acamados a ter melhorias no quadro clinico. “A Terapia Assistida por Animais pode impactar no físico, no emocional e até no cognitivo. A expectativa é de que a atividade favoreça o tratamento dos nossos pacientes e valorize nosso principal foco: a humanização", destacou o responsável técnico do Hospital Amhemed, Heitor Consani.

Heitor ainda esclareceu que o contato com animais pode trazer melhorias na saúde emocional dos pacientes. Esse contato com bichos de estimação estimula a produção de endorfina, o hormônio da felicidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp