BNews Pet

Veja quais os riscos do açaí para seu cachorro e entenda o porquê o alimento é tóxico

Arquivo Pessoal
Cãolunista explica o porquê não é recomendado dar açaí para seu cachorro  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 25/02/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gente!! E voltei cheio de energia, para falar sobre um tema muiiiiitoooo importante: o porquê o açaí é tóxico para o seu cachorro. Esses dias, minha humana estava comendo açaí e eu fiquei alucinado. Queria um pouco…e ela deixou. Não só deixou, como fez também vídeo e divulgou nas redes sociais. Aí, uma tia bem antenada e cuidadosa nos informou que o açaí é um alimento hiper tóxico para os cães. Pois. Eu apaguei o vídeo do meu instagram  e resolvi fazer esse texto hoje. Se liguem, tutores!!

Se o açaí é um alimento altamente nutritivo para seres humanos, para os pets, ele é um risco. ‘Por que, Oreo?’. Calma, eu vou explicar! Além de ser muito calórico, humano, o açaí contém uma substância tóxica aos cães chamada teobromina, que é derivada da cafeína. Essa substância está presente também no cacau e no guaraná.

Em vocês, humanos, a teobromina impacta no sistema nervoso central, dando uma sensação de bem-estar e de felicidade momentânea.

[Colocar ALT]
O açaí contém uma substância tóxica aos cães chamada teobromina

Por isso a cara de feliz da minha humana comendo açaí às dez da noite!! Sabiaaa!! Mas, em nós, cães, essa substância não é sintetizada pela enzima responsável por ela. Ou seja, complica!!

Como resultado, os cachorros não conseguem metabolizar a teobromina, podendo sofrer com problemas gastrointestinais e até intoxicação. Além disso, tutores, apesar de ter muitas vitaminas e minerais, o açaí é rico em açúcares e gorduras, o que contribui para problemas como obesidade e diabetes nos pets. 

Mas, caso seu cão tenha ingerido açaí por engano, fique calmo!! Eu provei esses dias e fiquei bem - claro que foi uma pequena quantidade e eu sou bem grandão. Mas, se o seu pet comer açaí, o mais recomendado é procurar um veterinário. Aqui cabe ressaltar que quanto menor for o porte o do cão, maiores serão as chances de uma intoxicação.

Prestem bem atenção, humanos!! Como regra, doses de teobromina de 100 mg a 150 mg por quilo de peso já são consideradas tóxicas para os cães. Doses superiores a 200 mg por quilo de peso podem ser FATAIS. Entre as consequências de uma intoxicação estão doenças como a hipertensão, taquicardia, tremores e dificuldade de respiração. Também fazem parte dos sinais clínicos da intoxicação: incontinência urinária, vômito, diarreia, letargia e, em casos mais graves, coma.

Então, estamos entendidos, humanos: NADA DE AÇAÍ PARA SEUS CÃES, não importa se eles te olham com cara de pidão e tadinho!! Não pode! Faz mal! Se você gosta e preza pelo bem-estar de seu pet, não vacile!! Eu estou bem, mas poderia ter tido qualquer problema - isso porque meus humanos nem imaginavam que o alimento era tóxico. Aproveitem as minhas dicas e aprendam, por favor!! Oreo quer todos os aumigos dele bem e felizes!!

Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo dos pets!! Fiquem todos bem e não se aglomerem no Carnaval!! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp