BNews Pet

Como agir com filhote de cachorro trocando os dentes? Especialista explica fase e faz alerta

Engin Akyurt por Pixabay
Cuidar dos dentinhos durante sua troca é fundamental na vida do cachorro  |   Bnews - Divulgação Engin Akyurt por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 18/04/2023, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

A chegada de um filhote de cachorro em um lar de tutores de primeira viagem pode ser um desafio. Principalmente, quando nascem os primeiros dentinhos, chamados de decíduos ou dentes de leite. Os doguinhos querem morder tudo que encontram pela frente, até a gente. Às vezes podem até ficar abatidos, sem apetite. O que fazer? Tenha calma! Estamos aqui para te ajudar.

Em entrevista ao BNews Pet, o veterinário Thiago Prescinotto, do Hospital Veros e diretor da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), explicou que dar brinquedos ao pet durante essa fase pode ajudar na esfoliação da dentição de leite. Além disso, o especialista afirmou que a troca dos dentinhos está relacionada com a fase de crescimento e desenvolvimento do animal, ou seja, durante esse período, é natural que mudanças físicas sejam notáveis no doguinho.

O veterinário alertou que não se pode descuidar da higienização da arcada dentária do animal, principalmente, durante a troca de dentes. “É muito importante a escovação diária dos pets, pois, a escovação é o padrão ouro na prevenção como cuidados domiciliares perante a doença periodontal, doença relacionada com a formação de tártaro. E, segundo a Abov, 80% dos cães adultos apresentam doença periodontal em algum grau", alertou.

Prescinotto ainda destacou que, ao contrário do que fazemos com nossas crianças, os dentinhos dos pets não podem ser arrancados. “A troca dentária de maneira forçada pelo tutor pode causar uma fratura dentária e sangramento local”, disse.

Para os tutores que acreditam que seus filhotes de quatro patas podem precisar de algum tipo de medicamento durante o processo, o veterinário alertou: "Normalmente, não é necessário uso de nenhuma medicação. Caso o animal apresente muita sensibilidade, pode-se usar gel oral à base própolis de uso veterinário, pois, o própolis tem ação anti-inflamatória”.

Raças que merecem mais atenção

Mas será que alguma raça merece cuidado especial? Segundo o veterinário, é importante que o tutor tenha atenção, principalmente, nas raças pequenas e braquiocefálicas (raças de focinho curto). “Essas raças possuem uma maior predisposição a presença de persistência de dentes decíduos, quando não acontece a troca dos dentes, ocorrendo uma dentição dupla (dente de leite e permanente juntos na boca)”, disse.

E se o dente permanente não aparecer no local adequado? O que fazer? O especialista também tem uma explicação. “A presença de dentes inclusos, onde acontece de o dente de leite cair e o permanente não aparecer na cavidade oral, se acomodando abaixo da gengiva, é um problema que futuramente pode ocasionar a presença de um cisto dentígero. Por isso, recomendo sempre que o animal passe em avaliação com um dentista veterinário durante essa fase da vida, entre 4-6 meses de idade para acompanhar a troca dentária”.

Meu pet já trocou todos os dentes de leite. Ele ainda precisa de cuidados? Você deixar de escovar seus dentes (Espero que a resposta seja 'não')? Com os dentes permanentes do pet acontece a mesma coisa, não relaxe na escovação com pasta e escova dental próprias para pets. Se o pet perder esses dentes, não há mais reposição, hein?!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp