BNews Pet

Posso escovar os dentes do meu cachorro ou gato com creme dental para humanos? Especialista explica

Divulgação
A escovação e boa higiene, além de consultas periódicas com dentistas, são essenciais para a saúde bucal de cães e gatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/03/2022, às 10h10 - Atualizado às 10h14   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

Os pets também precisam de cuidados com a saúde oral. Segundo a médica-veterinária Carmen Sevski, cuidar da higiene bucal de seu cachorro ou gato não é apenas para manter os dentes limpos e evitar o bafinho, mas é importante para evitar doenças severas que comprometem o bem-estar do animal.

Mas, será que o creme dental dos humanos também é ideal para os animais? Em quais produtos o tutor deve apostar? De acordo com a veterinária, estabelecer uma rotina de escovação diária dos dentes do pet ou fazê-la de duas a três vezes por semana, é uma das principais formas de evitar problemas graves.
"Para escovar os dentes do seu amigo, utilize uma escova apropriada. Com os utensílios em mão, comece a passá-los por todos os dentes do seu cão. Às vezes escovar os dentes dos pets pode não ser uma tarefa fácil, mas tenha paciência e procure ensiná-lo desde cedo", contou.

Sevski ainda destaca que o tutor nunca deve usar creme dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. "É interessante conversar com o veterinário, assim ele poderá instruir qual a melhor pasta para o seu pet", lembrou.

Doces
Sobre a alimentação, os biscoitos fazem mal ao metabolismo e aos dentes dos pets. De acordo com a médica-veterinária, os cuidados com a alimentação ajudam a prevenir a formação de placas bacterianas e tártaros. "Os tutores devem oferecer uma ração equilibrada e de qualidade. As rações secas e alimentos sólidos costumam ser aliadas, pois ajudam a não acumular tártaro".

Como é uma doença bastante comum em cães e gatos, Carmen também detalha como o tutor pode perceber que tem algo de errado com a saúde bucal do animal. "Eles devem ficar atentos a possíveis sinais que possam indicar problemas dentários, como mau hálito excessivo, inflamação na gengiva, dentes danificados, sangramentos ou bolhas de pus são sinais notáveis de que algo está errado", disse.

Ainda segundo a especialista, quando a boca não está saudável, podem ocorrer infecções em outros órgãos. “Porém, o mais comum é que a inflamação crônica leve mediadores inflamatórios para a corrente sanguínea e consequentemente para outras partes do corpo. Como coração, pulmões rins", acrescentou Carmen.

Caso perceba algum desses sintomas, leve seu cão ou gatinho imediatamente ao veterinário.

Leia Mais:

Cachorro perde osso gigante para 'velhinha' sem dente; veja vídeo
Cadela desanima com chuva e reação diverte tutora; veja vídeo
Vestidas de “Paquitas da Xuxa”, cadelas fazem sucesso em rede social; veja vídeo

Confira problemas bucais frequentes em cães e gatos:

Periodontite: ocorre quando o tártaro se acumula, acarretando inflamação e retração gengival (com ou sem sangramento).

Lesão Reabsortiva dos Felinos (LRF): considerada como a cárie dos gatos, ela pode ocasionar a reabsorção dos dentes do animal e deixá-los mais frágeis e predispostos a fraturas.

Fratura dentária: o trauma expõe a polpa do dente, estrutura interna constituída por vasos sanguíneos e nervos, e costuma acontecer mais nos dentes caninos.

Complexo Gengivite-Estomatite-Faringite (CGEF): é caracterizada por lesões hiperêmicas (com sangramento) que formam úlceras na região dos arcos glossopalatinos, uma parte mais posterior da boca do gatinho.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp