BNews Pet

Como cortar unhas de cachorro? Especialista explica cuidados para não machucar o pet

Imagem de Aleksandr Tarlõkov por Pixabay
Unhas não cortadas podem atrapalhar o equilíbrio e o caminhar dos cachorros  |   Bnews - Divulgação Imagem de Aleksandr Tarlõkov por Pixabay

Publicado em 15/02/2023, às 19h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Manter o hábito de cortar as unhas de cachorros é importante para a higiene, bem-estar e saúde deles. Unhas grandes podem atrapalhar o caminhar desses bichos, adentrar nos coxins e ainda causar inflamação e infecção. Além disso, é preciso tomar cuidado para causar sangramentos e ferimentos na hora durante o corte.

A professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Nina Gabriela Gualberto, comentou mais sobre o assunto: "Cortar as unhas dos cães é um grande temor da maioria dos tutores, mas esse hábito precisa constar na rotina dos pais e mães de pets, para o bem da saúde dos bichinhos e também para evitar acidentes domésticos com crianças e idosos, além de ajudar na conservação de móveis e objetos.", disse.

Confira algumas dicas sobre o porquê e os cuidados com as unhas de seu cachorro.

ANATOMIA DAS UNHAS As unhas dos cachorros são bem parecidas com as dos humanos. A parte mais firme e rígida delas é formada por queratina, uma proteína sintetizada por muitos seres vivos para formar diversas estruturas do corpo. Umas das diferenças é que os cães apresentam uma estrutura chamada “sabugo”, uma rede muito sensível de vasos sanguíneos, sendo responsável por nutrir a unha deles. Sobre os sabugos, é preciso se atentar com a claridade das unhas. No caso de unhas claras, segundo o especialista, é mais fácil o ato de cortar a unha. Já com unhas escuras, é preciso, ir aparando a unha do cachorro por partes, para não cortar o sabugo. Caso a região seja atingida, é possível que haja sangramento.

QUANDO É NECESSÁRIO CORTAR AS UNHAS DOS CACHORROS? Para saber o momento certo de cortar a unha do animal, o tutor pode ficar atento se o cão produz barulho de atrito com o chão ao andar, uma espécie de “tic-tic”. Em alguns casos, se a unha estiver incomodando o cachorro, ele mudará a forma de caminhar, andando com a patinha levemente levantada, por exemplo.

PROBLEMAS QUE UNHAS GRANDES PODEM CAUSAR Com o tempo, as unhas podem encravar, quebrar e causar até problemas de mobilidade, locomoção e dores na coluna dos cachorros. Sem corta-las, elas crescem de forma curvada, podendo até penetrar na patinha do animal. A boa notícia é que com a manutenção regular, o sabugo acaba retraindo, facilitando cada vez mais os próximos cortes nas unhas. O tutor também deve prestar atenção à unha do “dedo vestigial” dos cachorros.

Esses animais têm 5 dedos nas patas dianteiras, e quatro dedos nas patas traseiras. O dedo vestigial é o do meio da pata da frente, que exceto em casos de má-formação, não toca o chão quando o cachorro caminha. Por isso, essa unha tende a ser maior e curvada, e precisa ser cortada com mais regularidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp