BNews Pet

Como saber se meu cachorro está acima do peso? Especialista explica sinais e raças mais afetadas

Divulgação/Pixabay
Especialista explica sinais de alerta e dá dicas para uma dieta balanceada para os cães  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay

Publicado em 17/11/2023, às 06h00 - Atualizado às 06h00   Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

Saber que seu pet está acima do peso, muitas vezes, significa uma necessidade ainda maior de cuidado, atenção e precaução, para evitar maiores danos a saúde do animal. 

Ao BNews Pet, a médica-veterinária, Bárbara Carvalho, apontou os indicadores de um possível quadro de sobrepeso,  alertando para os sinais físicos que um  tutor deve observar para determinar se o animal está acima do peso.

Confira entrevista:

Quais são os sinais físicos que um tutor deve observar para determinar se o seu cachorro está acima do peso?

O primeiro sinal físico pode ser observado na cintura. Animais que estão acima do peso perdem a curvatura da cintura, eles ficam retos. Isso nós chamamos de alteração no escore corporal, e ela pode ser dividida em alguns níveis, e em cada nível teremos sinais físicos mais acentuados.


Para além da cintura, pode-se observar depósito de gordura na região lombar, base da cauda, pescoço, membros, tórax, etc. Quando o pet já está sofrendo com a obesidade, e não apenas um leve/moderado sobrepeso, as costelas não ficam mais palpáveis.
Alterações no sistema locomotor também podem ser observadas. Esse animal com sobrepeso/obesidade vai apresentar dificuldade e dor ao se movimentar, ele acaba desenvolvendo doenças articulares. Ele não terá mais o mesmo ritmo de atividade que tinha antes, e muitas vezes o tutor acaba achando que é por conta da idade, por exemplo, e não é. É por causa de uma alteração articular que está sendo causada pelo sobrepeso. Então não adianta apenas tratar a parte articular, é necessário tratar a causa base.

Quais as principais causas do ganho de peso em cães e como isso pode afetar sua saúde?

Atualmente, uma das principais causas de ganho de peso nos pets se chama tutor. A humanização dos cães está cada vez mais intensa e junto com ela vem a questão alimentar. Os tutores querem que os pets comam a mesma comida que eles, e isso não pode acontecer de qualquer forma.


A ração seca já possui todos os nutrientes necessários para manter e saciar o pet, além disso, ela passa por um processo de extrusão e isso não significa que o pet está passando fome por causa da quantidade aparentar ser pouca. Porém, o tutor acaba acreditando que seja necessário dar mais alimentos para o seu pet, o que vai ocasionar um ganho de peso a médio/longo prazo.

Quais são as raças com maior possibilidade de problemas com o peso, e como os tutores podem lidar com isso?

Algumas raças possuem predisposição genética à obesidade, tais como o Beagle, Labrador, São Bernardo, Cocker Spaniel, Basset Hound, entre outras. Uma das formas que o tutor pode lidar com esse fato é estimulando a atividade física do seu pet, seja colocando em uma creche, fazendo passeios com mais frequência e/ou prolongados.
Se você, tutor, já sabe que o seu pet tem uma predisposição genética à obesidade é de extrema importância ficar atento ao manejo alimentar dele. Se conscientizar que a quantidade diária descrita no rótulo da ração é o suficiente para ele, não há necessidade de ficar adicionando outros alimentos diariamente.

Existe algum tipo de dieta equilibrada e rotina de exercícios na manutenção do peso ideal em cães?

Existem dois tipos de alimentação para os pets, a comercial e a natural. E as duas são equilibradas quando feitas de forma adequada e seguindo as orientações. Em relação a alimentação comercial, atrás do rótulo da ração diz a quantidade diária necessária para a manutenção do peso do seu pet. Isso serve para animais que não possuem comorbidades.


Já em relação à alimentação natural, ela é equilibrada quando é feita e orientada pelo médico veterinário especialista, o nutrólogo. Se não for feita dessa forma o pet acaba desenvolvendo problemas de saúde. Uma porção de arroz branco misturada com cenoura e brócolis não é uma alimentação natural, balanceada e saudável, como muitos tutores pensam, pelo contrário. Uma rotina de exercícios para manutenção do peso do animal seria os passeios diários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp