BNews Pet

Livro aponta 10 raças de cães mais "burras", mas professor defende pets

Marius Kristensen por Pixabay
Lista aponta raças de cães mais "burras", mas professor discorda  |   Bnews - Divulgação Marius Kristensen por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 20/07/2023, às 10h45


FacebookTwitterWhatsApp

Os cães podem ser classificados com base em três tipos específicos de inteligência: a institiva, a adaptativa e a de trabalho e obediência. Pelo menos, foi isso que o psicólogo, Stanley Coren, disse em seu livro chamado A Inteligência dos Cães, 1994. Nele, Coren classificou mais de 100 raças de cães e determinou também os caninos "mais burros". Até hoje essa classificação é tida por muitos como parâmentro para a inteligência dos caninos.

Não é novidade que o cão border collie lidera a lista da raça de cachorro mais inteligente. Mas e os doguinhos "mais burros"? Quam são? Confira lista:

1 - Basset Hound
2 - Mastiff
3 - Beagle
4 - Pequinês
5 - Bloodhound
6 - Borzoi
7 - Chow chow
8 - Buldogue
9 - Basenji
10 - Galgo afegão

A lista dos cães mais inteligentes tem as seguintes raças:

1 - Border Collie
2 - Poodle
3 - Pastor alemão
4 - Golden Retriever
5 - Doberman Pinscher
6 - Pastor-de-shetland
7 - Labrador retriever
8 - Papillon
9 - Rottweiler
10 - Australian Cattle Dog

Mesmo com esse título, a verdade é que não existe cachorro realmente burro. Existem os cães que compreendem os comandos e pistas humanas melhor do que outros. Os doguinhos tendem a ser espertos e são criados normalmente para diferentes habilidades.

O professor emérito e ex-chefe de seção e diretor de programa da Clínica de Comportamento Animal da Escola de Medicina Veterinária Cummings da Universidade de Tufts, Nicholas Dodman, explicou o motivo de tantos cães de caça serem consideradas menos inteligentes.

"Eles são difíceis de treinar porque, geralmente, não olham para cima, eles olham para baixo. Eles não estão realmente interessados ​​em ouvir ou agradar a ninguém, eles estão apenas interessados ​​em rastrear com seus narizes", pontuou.

Ele ainda disparou: "Eu posso ver como pode ser fácil julgar superficialmente um cão que é meio lento e não presta muita atenção ao que você diz e realmente não se interessa em fazer truques, mas isso não significa que ele não seja inteligente e, de certa forma, ser muito independente pode ser mais inteligente do que ser obediente".

E, você, concorda com a lista ou com o professor?

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp