BNews Pet

Descubra motivos que levam os gatos a morderem "do nada"

Reprodução/Pexels
Gatos morderem "do nada" pode ser sinônimo de estresse, medo ou apenas uma brincadeira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pexels
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 19/12/2023, às 08h35


FacebookTwitterWhatsApp

Tutores de gatos sabem bem a sensação de estar acariciando seu felino e do nada... nhac! Leva uma mordida do bichano. Ou então se ele te persegue pela casa e 'te ataca'. Ou ainda pode se esconder para te dar um sustinho e uma mordiscada. 

Isso é muito mais comum do que você imagina e para cada mordida do animal tem um significado.

Saiba como interpretar o jeitinho dos felinos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Medo

Os gatinhos se assustam facilmente com qualquer mínimo barulho, pode ser de fogos ou som alto, e podem acabar mordendo qualquer pessoa que tente lhe ajudar nesse momento. Não é por mal, é apenas seu instinto de defesa. Nesse momento, o ideal é colocá-lo em um lugar que ele se sinta confortável e seguro. 

Estresse

Esses pets são animais silenciosos e ficam facilmente estressados quando acabam com sua paz de alguma forma, seja com visitas em casa ou idas ao veterinário, por exemplo. Nesse cenário, podem tentar fugir para sair do colo e até morder.

Brincadeiras e carinho

As mordidas também podem apenas ser apenas como demonstração de afeto. O felino também pode morder para pedir carinho, mas apesar da mordiscada inicialmente ser leve, ela não pode ser recompensada para que o pet não intensifique o comportamento.

Não querer mais carinho

Contudo, o gato também pode morder para "alertar" que não quer mais carinho ou para deixar claro que não quer que alguma região do seu corpo seja tocada.

Estímulos confusos

É importante não usar a mão ao brincar com o pet, pois é um estímulo para ele morder. O ideal é brincar com varinhas, ratos de brinquedo e outros estímulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp