BNews Pet

Dia do Vira-lata: Especialista responde se animais sem raça definida são mais resistentes

Divulgação/Pixabay
No Dia do Vira-lata, especialista explica que todos os animais precisam de cuidados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 31/07/2023, às 08h20


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia do Vira-lata é comemorado nesta segunda-feira, dia 31 de julho, em todo o Brasil e a celebração também abre espaço para a conscientizar a população sobre esses animais. Muito querido pelos brasileiros, esses pets também são os mais abandonados e mau-tratados no país.

Os animais Sem Raça Definida (SRD), de acordo com o levantamento da Radar Pet, são a maioria dos animais nos lares brasileiros: entre os cães 42%, e entre os gatos 65%. Por ser tão popular, alguns mitos se perpetuaram sobre esses pets, como por exemplo, eles não precisarem de cuidados já que são os mais resistentes.

Ao BNews, o médico-veterinário, Fernando Oliveira, explicou que a resistência do animal está ligada à seleção natural e que esses animais precisam de atenção e cuidados assim como qualquer outro pet de raça.

"O vira-lata é um conjunto de várias raças. A resistência deles é a própria seleção natural: na natureza ou nas ruas, sobrevivem os mais fortes", começou. "Eles terminam ganhando resistência à doenças, como problemas de pele, e até a alguns tipos de alimentos. Mas, como qualquer outro cãe de raça eles precisam de cuidados", ressaltou.

Fernando listou que os pets precisam de vermífugos, produtos contra carrapatos, vacinas e uma boa alimentação. "A seleção natural é quem escolhe os mais fortes, logo, os mais fortes são os mais resistentes", finalizou.

A médica veterinária nutróloga de Guabi Natural, marca Super Premium Natural da BRF Pet, Mayara Andrade, também comentou sobre a saúde desses pets. "Existe uma ideia de que eles são mais resistentes por serem uma mistura de várias raças. Mas como todo animal, eles precisam de cuidados básicos, como vacinação anual, ambientação adequada, rotina de higiene, prática de atividades físicas e alimentação balanceada e adequada para suas necessidades", explicou.

Ela ainda falou sobre o comportamento desses pets, que tendem a ser conhecidos pelo temperamento alegre e amoroso. "Eles são assim conhecidos por se tratar de uma mistura de raças e é justamente esse fato que faz dele um pet único. Por conta da variedade dos SRDs, o temperamento dos vira-latas também é diversificado, mas de modo geral eles são bastante espertos, carinhosos, brincalhões, obedientes e parceiros, com uma capacidade imensa de se adaptar a diversos ambientes e situações", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp