BNews Pet

Saiba quais são as 8 raças de cachorro mais queridas

Arquivo Pessoal
Ao BNews Pet, adestrador e médico-veterinário listaram as raças mais queridas pelas pessoas  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 21/06/2022, às 08h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que existem algumas raças de cachorro que são mais queridas pelas pessoas. E isso acontece por vários motivos. Pode ser por causa da estética, inteligência dos animais, espaço disponível para acolher o pet em casa, entre outros fatores.

Além disso, como explica o médico-veterinário e especialista em comportamento canino Rafael Macêdo, algumas raças têm mais visibilidade e aceitabilidade porque agradam muito aos olhos, como o Golden Retriever. Já o também médico-veterinário Daniel Machado Cavalcante, aponta que uma parte considerável dos tutores amam raças de porte pequeno ao médio, como Yorkshire, Shih-tzu, Pug e o Bulldog francês.

Em entrevista ao BNews Pet, os profissionais listaram, com base nos atendimentos, pesquisas e observações que fizeram ao longo dos anos, quais são as raças de cachorro mais amadas pelas pessoas. Rafael, por exemplo, que atua em Salvador e na Região Metropolitana, disse que, às vezes, as pessoas querem cães que são mais bonitos ao invés de adotar os animais pensando na funcionalidade e nas características reais dos pets.

Leia também: 

“Muita gente compra alguns tipos de cães e acabam tendo problemas porque não compra estudando comportamento e características da raça, o que necessita no dia a dia, necessidade de passeios, quantidade de comida, essas coisas. Em alguns casos, são cães vistosos e bonitos, que fazem com que as pessoas olhem e admirem”, ressaltou Rafael.

Já Daniel, que atua com atendimento clínico veterinário domiciliar na cidade de Cruz das Almas, destaca que, tem pessoas que dispõem de um espaço maior em suas casas e, muitas vezes, preferem os cães de porte maior. “Porém, sem dúvida alguma, o Vira-lata ou SRD, aquele cachorro raiz, continua sendo o mais amado e o mais popular, aparecendo como uma verdadeira paixão nacional”.

Abaixo você confere as oito raças de cachorro mais queridas pelas pessoas, segundo os especialistas. Confira:

Golden Retriever

golden retriever
Pixabay 

De acordo com Rafael, o motivo de o Golden Retriever ser uma raça muito querida é porque são cães extremamente bonitos e inteligentes. Eles têm um comportamento muito ativo, gostam de brincar com mordidas enquanto são filhotes e gostam de roer as coisas.

“As pessoas acabam adotando sem saber dessas características e aí eu acabo sendo chamado para resolver algumas coisas que são necessidade básicas dos cães", disse Rafael. “Mas por serem cães vistosos estão sempre nas casas das pessoas”, pontuou.

A opinião de Daniel sobre o Golden corrobora com a de Rafael. Ele reforçou: “É uma raça cheia de energia para gastar, esperta e brincalhona. São excelentes cães de companhia, precisam de atenção e por isso necessitam realmente fazer parte da família, necessitam de exercícios diários por serem bem ativos”.

Shih-tzu

shitszu
Arquivo Pessoal

Muito querido, o cãozinho Shih-tzu pode ser teimoso, o famoso cão arteiro. Como explicou Daniel, é importante saber que o adestramento pode exigir um pouco mais de tempo e paciência. “Mas não se preocupe, você consegue. E vai rir bastante durante todo processo”.

Ademais, o fato de eles serem pequenos e fofinhos fazem com que os tutores gostem dessa raça. “Essas características fazem com que as pessoas queiram adquirir esses cães”, afirmou Rafael.

American Bully

american bully
Pixabay 

American Bully se tornou uma das raças mais querida pelas pessoas porque é como se fosse um Pitbull menor e forte. “Acaba agradando muito as pessoas que sempre tiveram vontade de ter um Pitbull, mas, por conta do preconceito, não tinham. O Pitbull é uma raça muito injustiçada porque esse preconceito em cima deles não condiz com a real característica da raça”, explicou o adestrador Rafael.

Husky Siberiano

husky siberiano
Pixabay 

O Husky Siberiano, assim como o Golden, é uma raça que enche os olhos das pessoas pela estética e pela inteligência.

Criados para o trabalho, esses cachorros têm toda a aparência dos lobos selvagens, mas engana-se quem pensa que eles são agressivos. Extremamente amigáveis, os Huskys são fáceis de lidar e adoram companhia. Outros motivos que fazem as pessoas gostarem bastante.

Yorkshire

Yorkshire
Pixabay 

Com tamanho ideal para pessoas que moram em casas menores, o Yorkshire é bastante atentos a tudo que acontece ao seu redor, sempre que ouvem algum barulho estranho começam a latir. São cães excelentes para família.

Pug

pug
Pixabay 

Pug é uma raça bastante amigável e apegada aos tutores, é praticamente uma sombra e onde quer que você vá, ele quer ir atrás. É um cão ideal para quem quer uma companhia constante.

Bulldog Francês

Bulldog
Ilustrativa / Pixabay 

É uma raça bastante sociável, sem grande dificuldade para fazer uma nova amizade. Além disso, segundo o médico-veterinário Daniel, o Bulldog Francês é brincalhão e dócil, porém a bagunça faz parte natural da sua vida, e por isso, enriquecer o ambiente em que ele vive é sempre uma boa opção, usando brinquedos específicos para ele se distrair durante a ausência do tutor.

SRD ou vira-lata

vira-lata
Divulgação

Por último, mas não menos importante, temos o SRD, que são pets Sem Raça Definida, popularmente conhecidos como Vira-Lata.

E sim, eles são muito queridos, principalmente nos lares brasileiros, e uma pesquisa já comprovou isso. Conforme Rafael Macêdo, são cães inteligentes e há uma grande disparidade entre um e outro, pois, como, não tem raça definida, não tem como saber como será o porte ou o tipo de pelo

“De certa forma é um cão que está sempre presente na casa das pessoas porque, embora não sejam vendidos, tem muita facilidade de se doar. Dá para resgatar da rua, de um abrigo, o cachorro de um vizinho acaba cruzando com outro e nasce filhotes e as pessoas vão pegando”, completou.

Por fim, Daniel destacou que o SRD pode ser considerado o favorito entre as famílias. “A grande maioria é de cães bem agitados e brincalhões. São muito fieis a seus tutores e possuem cores e pelagens variadas”.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp