BNews Pet

Curiosidade: Conheça cinco raças de cães que já foram extintas

Reprodução
Essas raças possuíam funções específicas e, com a evolução dos tempos, as características se perderam por motivos diversos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/04/2022, às 12h47   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

São muitas as variedades de raças entre os cães. Algumas são grandes, outras pequenas; possuem pelos compridos ou curtinhos; umas são mais dóceis, já outras mais agitadas. Todas as diferenças fazem que os animais sejam escolhidos por suas características. Mas, muitas raças foram extintas ao longo do tempo.

No portal Metro World News, cinco raças extintas foram listadas para que conhecimento dos adoradores de pet. Ainda segundo informações do site, as extinções das raças acontecem por diferentes motivos.

Turnspit - Reino Unido
Essa raça surgiram no século 16 na Inglaterra como cães funcionais e era utilizada em trabalhos nas cozinhas. Eles ficavam em rodinhas parecidas com as de hamsters, para que com o movimento rolassem carnes e vegetais sobre um rolete. A prática foi comum até século 19. A provável extinção da espécie se deu após as entidades defensoras dos direitos dos animais acabarem com o trabalho forçado do turnspit. Sendo assim, a raça foi cruzando com outras até as características se perderem.

Leia mais:

Corpo de Bombeiros resgata filhote de gato em poço no sul da Bahia

Cachorro chama tutor para salvar pit bull em apuros; assista

Cachorro foge para ver jogo da Ponte Preta e vira celebridade entre torcedores; entenda caso

Kuri - Polinésia
Essa raça de porte media e pelagem vivia era predominante na Polinésia e na Nova Zelândia. Eram cães vistos como excelentes companheiros e viviam com o povo Maori até o século 19. O possível desaparecimento dessa raça se deu com a chegada de invasores europeus. Eles cruzavam as raças europeias com os kuris, criando derivações.

Dogo cubano - Cuba
O dogo cubano surgiu após o cruzamento das raças Mastiff e Bulldog e é mais uma raça que foi extinta devido a sua perda de função. Ele era utilizado pelos donos de fazenda para aterrorizar pessoas escravizadas e caçar escravos fugitivos. Aos poucos a raça foi se misturando e se tornou extinta.

Old english bulldog - Reino Unido
‘Bulldog’ significa cachorro-touro, e esse nome indica a função dessa raça na Idade Média. Eles eram responsáveis por uma prática comum no país conhecida como ‘bull baiting’, que consistia em deixar um touro amarrado tentando escapar enquanto cães tentavam morder o animal. A raça old english bulldog era campeã na modalidade, em virtude do seu porte pequeno e mandíbula forte. Mas, foi extinta a partir de 1835 quando a atividade foi considerada ilegal. Essa raça deu origem ao bulldog atual: um cão com cara de bravo, mas muito amoroso.

Bullenbeisser - Alemanhã
Essa raça , cuja tradução significa“mordedor de touros” também foi utilizada na atividade de  ‘bull baiting, assim como descrito na raça Old english bulldog. Ela foi extinta com o fim da modalidade. A raça boxer é uma originária dos diversos cruzamentos do bullenbeisser.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp