BNews Pet

Cientistas criam teste capaz de detectar câncer em cães; entenda

Reprodução/UFSM
Por enquanto o exame possui uma baixa eficácia em detectar casos iniciais de câncer sendo mais indicado para descobrir casos avançados da doença  |   Bnews - Divulgação Reprodução/UFSM

Publicado em 27/04/2022, às 11h29   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores desenvolvem técnica capaz de detectar câncer em cães através de exame de sangue. A informação foi publicada na revista científica Plos One, que explica  ter sido examinado em laboratório, através de análise genômica que busca de mutações ou biomarcadores da doença, em 1.100 amostras de sangue desses bichinhos, numa parceria com a startup PetDx.

De acordo com o portal Canltech, a nova técnica permitiu a identificação precisa de 85% de câncer na forma agressiva e foi eficaz, em 55% de outros tipos da doença. A primeira biópsia líquida multi-câncer para cães foi denominada de OncoK9 e tem como objetivo auxiliar da detecção da doença no caso de tumores de difícil acesso, como os de baço e fígado.

A princípio, o OncoK9 possui uma baixa eficácia, entre 3% a 10%, em detectar casos iniciais, e é mais indicado para descobrir casos de câncer avançado. Falsos positivos apareceram em até 1,5% dos 519 cachorros livres de câncer.

Leia mais:

Cachorro chama tutor para salvar pit bull em apuros; assista

Cachorro foge para ver jogo da Ponte Preta e vira celebridade entre torcedores; entenda caso

Jacaré é flagrado relaxando em piscina e choca a web; veja foto

A novidade despertou empolgação na comunidade veterinária, uma vez que pode abrir portas para outros métodos de detectar câncer em cães. "Embora mais pesquisas sejam necessárias para explorar até que ponto a identificação e o tratamento precoce do câncer podem melhorar os resultados clínicos em pacientes caninos, os programas de rastreamento estabelecidos para vários tipos de câncer humanos forneceram forte apoio para melhores resultados associados a programas de rastreamento", conclui o estudo.

Saiba como funciona o exame OncoK9

O veterinário coleta sangue, envia a amostra para o laboratório da PetDx e a equipe o centrifuga para separar o plasma. Feito isso, sequencia o material genético e executa a sequência por meio de um algoritmo que procura alterações anteriormente associadas a cânceres humanos e caninos.

O algoritmo foi projetado para detectar esses indicadores genéticos em muitas raças de cães com diferentes formas de câncer. No início, a equipe alimentou a inteligência com dados de 224 cães, e depois incluiu os outros 876. Cada caso deveria gerar uma indicação de positivo ou negativo para câncer.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp