BNews Pet

Uso de shampoo clareador para pelo de pet é seguro? Saiba mais

Reprodução
Deixar o pelo branco como neve é o sonho dos tutores, mas veterinária alerta sobre o perigo do uso de produtos humanos em pet  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/04/2022, às 09h12   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem um animalzinho de estimação branquinho sabe a luta que é para não deixar o pelo amarelar. Nas redes sociais, o sucesso da vez é um shampoo roxo que promete deixar os pelos brancos como neve ou até com um tonzinho arroxeado. Mas, será que o uso desse shampoo não faz mal aos animais?

De acordo com o portal Metropoles, usar esse tipo de produto nos bichinhos para clarear os pelos não é seguro. “Sempre que vamos avaliar se um shampoo é adequado para aquela espécie, precisamos saber de quais ingredientes são feitos e qual o pH daquele produto”, explica a médica veterinária integrativa Joana Barros, da clínica Gaia.

A veterinária explica que é necessário usar produtos específicos para os pets já que o pH da pele de cães é ligeiramente ácido e o de gatos é neutro, ou seja, diferente da pele dos humanos adultos que é mais ácido. Isso significa que os shampoos feitos para humanos não são adequados para usar nesses bichinhos e podem causar problemas como dermatites, com exceção dos específicos para bebês.

Leia mais:

Cachorro vai para mesa de outra família em praia e recebe muitos carinhos; veja vídeo

Mulher tenta fazer exercícios mas cadela se desespera achando que dona está passando mal; assista

Cão caramelo se torna melhor amigo de criança após ser adotado; veja vídeo

 “Quanto menos ingredientes melhor, como os glicerinados. Procure shampoos sem parabenos e com baixo sulfato. Visto que esses químicos podem influenciar na cadeia hormonal dos pets (e nossa também) ao longo do tempo”, pontua.

E como deixar então os pelos branquinhos? Joana recomenda procurar no mercado pet produtos específicos para essa finalidade. Mas, alerta que ainda assim é preciso cuidado na aplicação.  “Na teoria, os shampoos pet tem pH específico para as espécies, portanto não causarão danos. Mas a fiscalização e controle de produtos pets não são tão rígidos como deveriam ser e é difícil saber exatamente a composição de cada produto. Eu indico buscar alternativas mais naturais”, recomenda.

Sobre os shampoos roxos, que estão na moda, ela afirma que esses produtos costumam ter violeta genciana, que pode ser usada em cães e gatos, mas é preciso se atentar à quantidade. O ideal é que ela não ultrapasse a concentração de 1% dentro da fórmula.

Outro alerta feito pela veterinária é que cada animalzinho é único e pode apresentar especificidades dentro da mesma raça. Ou seja, vão existir animais mais sensíveis do que outros e é importante sempre testar os produtos na pele deles antes de usar. “Caso haja coceira, ressecamento da pele ou pelos opacos, indico trocar de produto”, orienta.

Quanto aos gatos, é preciso ter cuidado com o número de banhos já que eles se limpam sozinhos quando se lambem. Sendo assim, os banhos estéticos são indicados apenas para quando eles se sujarem de um jeito que não consigam se limpar.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp