BNews Pet

É possível que cachorro se pareça com dono? Veja o que diz estudo

Reprodução/Pixabay
Pesquisa diz se é possível que cachorro se pareça com dono fisicamente e no comportamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 01/10/2022, às 12h12   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Cara de um, focinho do outro? O ditado popular pode ser real, de acordo com uma pesquisa que apontou que cães e tutores podem desenvolver semelhanças físicas ao longo da relação. Isso acontece, pois o cão costuma a "imitar" um traço específico do seu humano favorito.

Algumas pessoas costumam achar os cachorros parecidos com os donos e um estudo conduzido por Sadaniko Nakajima mostra que isso realmente pode acontecer. Acontece que os cães se parecem com os donos por causa dos olhos. Ao que tudo indica, o pet consegue reproduzir a mesma expressão do olhar do dono.

Além dos traços físicos, o comportamento dos cães também tendem a ser parecido com o do tutor. Se seu cão é mais brincalhão e animado, provavelmente ele vive em um lar mais ativo. Mas se ele for mais calmo, ele, geralmente, mora um ambiente tranquilo.

Os cientistas Michel D. Breed e Leticia Sanchez, da Universidade do Colorado, contaram que o resultado da pesquisa apontou que as características do animal podem sofrer alterações por estímulos do ambientes. Se, por exemplo, a raça do pet for considerada mais ativa, mas o animal morar em uma casa de idosos, ele será, provavelmente, calmo.

Caso o pet more com crianças, casa cheia de gente ou tutores brincalhões, ele tende a ser mais alegre e ativo. Isso acontece, que o animal entende que quando ele faz travessuras e está em movimento, ele ganha mais atenção do dono. Em contrapartida, em um local calmo, ele, geralmente, ganhará mais atenção se estiver deitado no sofá ao lado do humano.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp