BNews Pet

Então, é natal! Aprenda a preparar uma receita natalina fácil e nutritiva para seu pet

Divulgação/Pixabay
Em entrevista ao BNEWS PET, a especialista em nutrição veterinária, Priscila Damasceno, destacou que nem todo o alimento da ceia natalina pode ser oferecido aos pets  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay

Publicado em 20/12/2023, às 05h00   Cadastrado por Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proximidade do Natal, as famílias se preparam para a tão aguardada ceia em seus lares. Enquanto todos se dedicam ao preparo especial para receber os convidados, os cuidadores de pets assumem a dupla responsabilidade de garantir que essa ocasião seja igualmente memorável para seus adoráveis animais de estimação.

A inclusão de uma dieta natural se destaca, elevando a refeição dos pets a um patamar extraordinário e proporcionando uma experiência única para cães e gatos. Entretanto, a introdução de receitas natalinas para os animais requer cuidado e consciência por parte dos tutores.

Em entrevista ao BNEWS PET, a especialista em nutrição veterinária, Priscila Damasceno, destacou que nem todo o alimento da ceia natalina pode ser oferecido aos pets. Entre eles, uva passas, uvas, macadâmia, chocolates e os ossos de peru cozidos, esses são itens proibidos.

“As uvas e uva passas têm uma substância tóxica que causa insuficiência renal nos animais podendo causar risco de óbito aos animais. O chocolate tem uma substância tóxica chamada teobromina, que não é metabolizada pelo fígado dos animais, podendo causar problemas gastrointestinais como vômito e diarréia, além de coma e morte”, alertou.

Ainda segundo a especialista, a ingestão de macadâmias pode causar fraqueza muscular, vômito, depressão e hipertermia (aumento da temperatura corporal). Embora normalmente não leve o animal ao óbito, a profissional disse que causa muito susto nos papais e mamães pets, pois os sintomas podem durar de 12 a 48 horas.

“Quando o animal ingere o osso cozido, tem risco de obstruir o trato gastrointestinal e ocorrer perfuração, levando o animal a ser submetido a cirurgia de emergência. Os ossos, quando oferecidos, devem ser crus, e o indicado para utilização é que o tutor converse com seu veterinário nutricionista”, alertou Priscila.

A veterinária salienta também que a quantidade diária de alimentação e lanchinhos para os animais deve ser controlada nas férias. “De forma rápida e prática, podemos calcular a quantidade de lanche como 10% da alimentação diária do animal. Ou seja, se o animal (mesmo que coma ração) ingere 200 gramas de ração diariamente, a porção diária de lanchinho, será de 10% da quantidade diária (no caso das 200 gramas), o total diário de lanche seria de 20 gramas", explicou.

Ainda em entrevista, a nutricionista ensinou métodos de preparo de alimentos como frango e legumes, e destacou o uso de uma boa fonte de gordura. “Para o pet que já faz uso da alimentação natural se sentir participante da ceia de natal, os tutores podem assar o frango com temperos permitidos para os animais: Alecrim, orégano, tomilho, gengibre e salsa. Podendo fazer o uso de uma boa fonte de gordura, como o óleo de coco”, detalhou.

Ela enfatiza que todos os legumes são permitidos e o vapor é uma das formas de preparar os legumes. Esses alimentos, segundo a veterinária, também podem ser cozidos na água ou salteados na frigideira, depois, é montado o prato com a quantidade que o animal já ingere no dia a dia.

Confira uma receita especial para compor a ceia de natal dos seu gato ou cachorro.

Ingredientes
1 ovo caipira
3 colheres de sopa de melaço de cana
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
1/2 colher de chá de sal marinho
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sementes de chia trituradas (ou farinha de chia)
Aproximadamente 2 e 1/2 xícaras de farinha de aveia

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela pequena misture bem o ovo, o melaço e o óleo de coco. Adicione o sal, o bicarbonato, o cravo, a canela, o gengibre e a farinha de chia. Vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa que desgrude das mãos.

Estique a massa sobre uma superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo de massas, até conseguir uma espessura de cerca de 1cm. Corte com cortadores de biscoitos a massa esticada e espalhe sobre uma assadeira de biscoitos untada e enfarinhada ou protegida com uma folha antiaderente.

Leve ao forno e deixe assar por cerca de 10 minutos. Retire do forno, deixe esfriar completamente antes de servir.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp