BNews Pet

BNews Summer: Saiba como os pets podem aproveitar a ceia natalina

Karolina Grabowska por Pexels
Especialista dá dicas de ceia natalina para cães e gatos de estimação  |   Bnews - Divulgação Karolina Grabowska por Pexels
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 21/12/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

As festas de fim de ano estão chegando e muitos tutores já pensam nos alimentos que podem fornecer aos seus animais de estimação. Apesar dos olhinhos "pidões" dos pets serem quase irresistíveis, não são todos os alimentos que os bichinhos podem comer.

A tradicional uva passa, por exemplo, marca presença nos pratos das pessoas, mas precisam passar longe do cardápio dos animais. A médica-veterinária especialista em nutrição, Mayara Andrade, de GranPlus, marca de pet food Premium Especial da BRF Pet, alertou que os tutores não devem fornecer para seus cães e gatos tudo o que normalmente eles comem.

As comidas natalinas dos humanos, se fornecidas aos animais, podem levá-los a episódios de vômito, diarréia, fraqueza e depressão, podendo evoluir, no caso das uvas e passas para insuficiência renal e no caso da macadâmia até alterações neurológicas.

"Outro ponto bem importante é que, geralmente, os pratos da ceia são temperados com cebola, alho e seus derivados, que também são tóxicos para os pets. Nesse caso, além dos sintomas básicos de intoxicação, o quadro pode evoluir para alterações hematológicas, afetando a produção de células vermelhas do sangue pela medula óssea", afirmou Mayara.

Saiba como montar uma ceia para seu pet

Para que seu doguinho ou gatinho não ficar de fora do momento da ceia, o tutor pode montar um cardápio diversificado, nutritivo e igualmente sabroso para seus animais de estimação.

"Caso o tutor queira oferecer um cardápio diferente para os pets, há opções de alimentos industrializados e seguros para eles que podem fazer parte desse dia especial - como alimentos úmidos no sabor Peru, por exemplo", aconselhou.

Para compor a ceia dos animais, boa parte dos vegetais cozidos e frutas, com exceção da uva, por exemplo, podem ser dados aos animais. Os tutores também podem fazer o famoso "sorvetinho de ração", que foi recomentado também por Mayara.

"Esse tipo de receita é interessante porque o sorvete demora para ser consumido pelo pet, é super fácil de fazer e vai mantê-lo entretido por muito tempo (tempo suficiente pros humanos comerem a ceia)", completou.

Como fazer o "sorvete de ração?"

Ingredientes:

Metade da porção de ração seca que o seu cão come por refeição;
Metade de um sachê GranPlus do sabor de preferência do pet;
50ml de água filtrada ou o quanto for necessário para cobrir a ração.

Preparação:

Misture a ração a seca, a úmida e a água em um recipiente que possa ser congelado, como formas próprias para gelo. Deixe no freezer por ao menos cinco horas e está pronto.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp