BNews Pet

Árvore de natal à prova de felinos? Saiba cinco dicas para proteger decoração natalina

Paul Nicholson por Pixabay
Especialista dá cinco dicas para proteger decoração natalina de gatos  |   Bnews - Divulgação Paul Nicholson por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 20/12/2022, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os gatinhos podem ficar bastante atraídos pelas luzes brilhantes, bolas e fitas presentes nas árvores de natal neste período. Por isso, muitos tutores têm dificuldades de montar suas decorações natalinas e, as vezes, até desistem da ornamentação.

O BNews conversou com a médica-veterinária, especialista em clínica médica e cirúrgica de felinos, Taís Bahia, que explicou que essa espécie tem um instinto para caça bastante peculiar. "Desta forma, eles são atraídos por tantas 'informações' presentes na árvore, como o pisca-pisca, bolinhas e afins', disse ela.

Taís listou cinco dicas para proteger à árvore de natal dos felinos. Confira:

1. Não utilize pisca-pisca

Segundo a médica-veterinária, as luzes tendem a chamar a atenção dos gatos, levando os pets a puxarem o fio, com o risco de provocar um acidente elétrico.

2. Comece com decoração pequena

"Se é o primeiro Natal do seu pet, experimente começar com uma árvore menor para que ele possa se acostumar", disse ela.

3. Evite peças muito brilhantes

Essas peças com muito brilho chamam a atenção do gato para brincadeiras que podem, além de danificar a decoração, machucar o animal.

4. Decore a árvore gradualmente

Seguindo a mesma linha de raciocínio da dica 2, essa estratégia também é adotada para que o animal se acostume com os enfeites.

5. Não utilize itens da decoração para brincar com o pet

O gatinho pode associar o enfeite a brincadeiras e pode levar todo o seu trabalho de decoração por água abaixo

Além disso, a médica-veterinária pede para que os tutores tomem cuidado com peças delicadas, pois enfeites em acrílico ou vidro, por exemplo, podem se quebrar facilmente. "Se o gato tentar brincar com as peças quebradas pode se machucar gravemente", explicou ela.

Taís também recomentou que sejam evitadas velas verdadeiras. "Os gatos podem se queimar ao derrubar uma vela, assim como podem provocar acidentes, por isso, não é recomendado o uso desses materiais. Hoje temos opções com lâmpadas de led, que são muito mais seguras", disse.

Para Taís, o uso de pisca-pisca também pode ser descartado. "As luzes tendem a chamar a atenção do gato, levando o pet a puxar o fio, com o risco de provocar um acidente elétrico", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp