BNews Pet

Especialista aponta quais raças de cães têm mais dificuldades em ficar sozinhas em casa

Marius Kristensen por Pixabay
Especialista aponta ainda quanto tempo deixar o pet sozinho de acordo com a idade dele  |   Bnews - Divulgação Marius Kristensen por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 16/10/2023, às 14h20


FacebookTwitterWhatsApp

Os animais de estimação tendem a ser muito apegados aos seus humanos e a sofrer quando precisam ficar sozinhos em casa. A cofundadora e chefe de treinamento da Zigzag e diretora da UK Dog Behavior and Training Charter, Lorna Winter compartilhou algumas informações que podem ajudar os tutores de cães.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Lorna explicou que os doguinhos são "criaturas sociais que vivem em boa companhia – companhia humana! Eles não vêm pré-programados para lidar com a situação sozinhos. Os filhotes dependem de nós para sobreviver, então faz sentido que ficar sem seu amado companheiro humano possa deixá-los preocupados".

"A idade do seu cachorro é um indicador de quanto tempo você pode deixá-lo sozinho em casa. Para cachorros com dois meses de idade, deve-se evitar deixá-los sozinhos por mais de uma hora, pois eles precisam de você por perto, não só para deixá-los sair para ir ao banheiro, mas porque têm grandes necessidades emocionais nesta idade.

Veja lista que leva em conta a idade do pet:

  • 2 meses: uma hora ou menos;
  • 3 meses: duas horas no máximo;
  • 4 meses: até quatro horas;
  • 5 meses: cinco horas;
  • 6 meses ou mais: cinco a seis horas.

Algumas raças de cães também são mais propensas a sentirem mais a falta dos seus tutores, de acordo com a especialista. Confira quais:

Chihuahua

"Os chihuahuas são ótimos cães de colo mimados; seus pequenos corpos são os companheiros perfeitos do sofá. No entanto, apesar de serem inteligentes e terem os maiores cérebros (em relação ao seu tamanho) de todos os cães, são frequentemente mais propensos à ansiedade de separação. O treinamento consistente e precoce sobre como ficar sozinho em casa será fundamental para esses filhotes", disse ela.

Dachshund

"Corpos longos, grandes personalidades e cheios de travessuras. Embora sejam cães independentes e possam parecer que não precisam de você; eles podem sofrer muito com ansiedade de separação. Seguir um plano estruturado consistente sobre como lidar com o fato de ficar sozinho em casa desde tenra idade realmente ajudará com esses filhotes", pontuou.

Beagle

"Os Beagles estão ansiosos para agradar, mas não vêm pré-programados para saber qual é o comportamento 'certo' e o que não é, especialmente quando se trata de ficar sozinho em casa. Cabe a você mostrar o que fazer ao seu Beagle, para que ele se torne o companheiro educado e calmo que você esperava", Winter comentou.

Chow Chow

Por fim, ela listou esse doguinho que pode ter surpreendido muita gente por estar nessa lista.

"Embora possam parecer fofos e fofinhos, os chow chows normalmente exibem uma natureza reservada e autossuficiente. Essa característica os torna mais adequados para serem deixados sozinhos, pois não requerem tanto carinho físico quanto outras raças. É claro que isso não significa que você pode deixar seu filhote sozinho por dias a fio - mas esta raça em particular não sofrerá muito se você quiser sair para jantar, desde que eles tenham sido ensinados a ficar sozinhos em casa", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp