BNews Pet

Feira Gateira! Evento literário arrecada doações para gatos de abrigo em Salvador

Reprodução / Redes sociais @casalgateiro
Próxima edição da Feira Gateira ocorrerá no domingo (8/12) no bairro Imbuí  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes sociais @casalgateiro
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 22/11/2024, às 13h00



Juntando a paixão pelos livros com o desejo de transformar a vida de centenas de gatinhos, o casal composto pela historiadora Ana Albuquerque, de 36 anos, e o Técnico em Radiologia, Mário Cardoso, de 32 anos, se uniram em uma missão com a Feira Gateira, evento de arrecadação de dinheiro através da venda de livros, que ocorre em Salvador.

Por trás da feira

ft
Casal gateiro e voluntários / Foto: @casalgateiro

O casal, que hoje administra a ferinha com o auxílio de voluntários, se conheceu em uma situação delicada que ditou qual era a missão deles: ajudar os animais. Tudo começou quando os dois se uniram para ajudar um cãozinho idoso e cego que havia sido abandonado na Via Expressa, em Salvador. Desde então, Ana e Mário abriram a ação "Vamos Alimentar Um Pet", instituição independente que salvou mais de 500 animais.

Ao BNews, o casal falou sobre como surgiu o evento. "Sempre tivemos vontade de ter uma alternativa de conseguir recursos financeiros para manter a ração do abrigo. Hoje dependemos de doações financeiras para manter as despesas do Projeto, mas a alimentação dos gatos não poderia ser dependente somente as disso. A venda de livros para reverter os recursos financeiros para a causa animal já existe em diversos locais do Brasil. Então tivemos a ideia de transformar em uma Feira Literária que acontece todos os meses, no segundo domingo do mês, e como o nosso abrigo cuida de gatinhos recebeu o nome Feira Literária Gateira de Salvador", declararam.

"Em 2020, com a pandemia, o número de abandonos de animais, em Salvador, cresceu muito. A maioria dos abrigos que ainda realizavam resgates recebiam predominante os cachorros. Nós já alimentamos os animais em situação de alguns bairros da nossa cidade a mais de 10 anos (cachorros e gatos). Começamos a realizar alguns resgates de gatinhos vítimas de maus-tratos e em situações críticas. Após esses animais receberem alta precisavam ir para algum local até a adoção e dessa maneira surgiu o nosso abrigo. Chamamos o abrigo de Casa dos Gatos, esse nome é pela proposta de ser um lar semelhante a uma casa, onde eles conheçam o conforto, a segurança, sejam separados de forma organizada ainda vivendo no espaço do abrigo. Sabemos que a maioria dos gatos que chegam aos abrigos não são adotados, então dessa maneira pensamos em oferecer mais que um abrigo, um lar para eles", pontuaram.

Próxima feira

ft
Informações da próxima feira / Foto: @casalgateiro

Indo para a sua última edição deste ano, a Feira Gateira já tem data marcada para o dia 8 de dezembro, na Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Imbuí, em uma programação especial que dura da manhã até o fim da tarde.

Todos os livros são vendidos por um valor excepcional de apenas R$ 12,00, possuindo diversidades de gênero e autores. Para os interessados, o casal também aceita doações em dinheiro ou através de livros que serão vendidos da feirinha e seu valor revertido para a causa animal.

Ana e Márcio destacam a importância da iniciativa para a vida desses animais que estão em situação de vulnerabilidade. "Nós diminuímos em 50% os pedidos de ajuda financeira para comprar ração desde que iniciamos a feirinha e temos o objetivo de manter a ração do projeto exclusivamente com as vendas de livros. A alimentação é importante para manter a qualidade de vida dos gatos que hoje estão abrigados, mas que já conheceram o sofrimento e a fome. Por isso é muito importante a participação de todos", informaram.

Salve a vida de um pet

foto
Gatinha com livros da feira / Foto: @casalgateiro

Com mais de 260 gatos acolhidos de situações de maus-tratos das ruas, os gateiros também prepararam os bichinhos para possíveis lares. "Temos ainda muitos animais tratados e prontos para adoção responsáveis. Além dos animais do abrigo, alimentamos diariamente mais de 100 animais em situação de rua e cuidamos de uma colônia", revelaram.

"Gatos são animais silenciosos para tudo, inclusive para dor, sofrimento e doenças. É importante estarmos atentos a todos os sinais que eles nos dão. Além disso, os que estão em situação de rua sofrem com o preconceito e superstições negativas. Além da disseminação de falta de informações como, por exemplo, que 'gatos sabem se virar sozinhos' ou que 'gatos tem sete vidas' o que amplia casos de maus-tratos e situações de abandono", explicaram.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp