BNews Pet

Hospital de Salvador autoriza visita de pet a pacientes internados; confira regras

Divulgação
Projeto é voltado para pacientes internados por longos períodos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/01/2023, às 11h24   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Se um pet já traz alegria para uma família em casa, imagina quando o patudo chega em um hospital para visitar seu humano que passa por um momento difícil? Alguns estudos, inclusive, comprovam os efeitos benéficos que os animais exercem sobre os humanos e, por fazerem parte da estrutura familiar como qualquer outro membro, os pets de estimação conseguem confortar os pacientes e trazer um pouco da sensação de sua rotina de vida para dentro do ambiente hospitalar.

Um hospital em Salvador resolver liberar a entrada de animais de estimação. Segundo o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mater Dei Salvador, Victor Castro Lima, as visitas têm o objetivo de diminuir o impacto da internação prolongada, tornando mais alegre e leve o tratamento dos tutores dos animais.

“Nós sabemos que hoje em dia os pets têm uma importância muito grande para muitas pessoas e são considerados verdadeiros membros das famílias. A visita desses pets, em determinadas situações, contribui muito com a saúde mental e melhora o humor, com consequências indiretas na recuperação do paciente. Hoje temos muita segurança em permitir essas visitas desde que sejam obedecidos os rigorosos critérios exigidos pelo hospital”, afirma Victor Castro Lima.

De acordo com Lima, o projeto é voltado, principalmente, para os pacientes que estão internados por longos períodos no hospital, pacientes terminais sem perspectiva de alta e também pacientes que possuem distúrbios neuropsiquiátricos. As visitas não são permitidas para pacientes com baixa imunidade, como pacientes oncológicos, que passaram por transplantes ou que estão em uso de alguma medicação que enfraquece as defesas do organismo.

Regras
São permitidas as presenças de animais domésticos considerados de companhia, como cães, gatos, pássaros, hamsters, coelhos, dentre outros. A visita ocorre mediante manifestação de vontade do tutor internado.

A solicitação será avaliada pelo médico do Hospital Mater Dei Salvador que julgará se o paciente tem condições clínicas para receber a visita do animal. Para ingressar no hospital, o animal de estimação deverá ter a autorização prévia da administração do hospital e passar por uma criteriosa avaliação para liberação da visita.

“Esses animais precisam ter um atestado médico veterinário comprovando que o animal está com boas condições de saúde e com a carteira de vacinação atualizada e validada. Ele não pode ser considerado um animal agressivo que possa oferecer qualquer risco ao paciente, à família, nem aos funcionários do hospital. Além disso, o animal precisa passar por um banho profissional com uma técnica especial de limpeza”, explica o médico.

O animal deve estar acompanhado por um familiar do paciente e, ao chegar no Hospital, é recebido por funcionários do serviço de atendimento ao cliente e da comissão de controle de infecção hospitalar que acompanham todo o momento da visita.

Não é permitida a presença de animais em setores críticos e de isolamento como Unidade de Tratamento Intensivo, Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização, Farmácia Hospitalar e áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos. 

O local da visita é restrito apenas para áreas de internação do paciente, como enfermaria e apartamento, e a duração da visitação é de até 1 hora. Após a saída do animal, todo o local é higienizado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp