BNews Pet

Lenda? Ajuda semanal de Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

Reprodução/Instagram
Marcelle Moares é questionada por ativistas que ajudam gatos abandonados na colônia de Piatã  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 01/03/2023, às 13h41


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes, tem sido alvo de duras críticas dos ativistas da causa animal, que cuidam dos gatos abandonados na colônia de Piatã, em Salvador. O motivo é a ausência das ajudas semanais aos felinos, que ela afirma fazer, mas conforme os denunciantes, não têm ocorrido. Contudo, ao BNews, ela rebateu as acusações.

Tudo começou quando Marcelle respondeu uma internauta, no direct do Instagram, afirmando que ajudava semanalmente "com adentimentos, rações e entre outros". Na cobrança, a seguidora dizia: "Marcelle, você precisa de uma atenção maior à colônia de Piatã dos gatos. Abandonos frequentes, todos os dias, não existe fiscalização e os bichinhos morrendo, só duas protetoras independentes pra cuidar com a ajuda das pessoas. Por favor, tem que ter algum projeto para a colônia... Espero que veja".

Ao responder que ajudava a colônia, Marcelle foi questionada pelo perfil Colônia de Gatos Piatã, no Instagram. "Quem está recebendo essa ajuda semanal? Era bom verificar! Se realmente está mandando não está chegando!", escreveu.

Lenda? Ajuda semanal de Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

O administrador do perfil, Rodrigo Campello, conversou com o BNews e contou que é um dos protetores que atuam na área, fazendo um trabalho voluntário de alimentar e ajudar os animais com as mais diversas necessidades, desde castração, alimentação e atendimento veterinário, o que é realizado através de profissionais voluntários.

Mais uma vez, ele garantiu que não há ajuda semanal por parte de Marcelle Moraes. Rodrigo explicou que uma protetora independente "já intermediou alguns atendimentos veterinários para alguns animais, junto à equipe dela [da secretária] e pouquíssimas vezes, ela mandou um saco de ração".

Ajuda semanal de Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

Questionado se teria comunicação direta com Marcelle ou sua equipe, ele respondeu: "Não existe um canal de comunicação direta, a primeira vez que nos respondeu pelo Instagram foi ontem, após fazermos a exposição da falta de ajuda, que ela afirmava fazer semanalmente. Além disso, não recebemos nenhum contato por nenhum outro canal com ela ou com a equipe dela".

Apesar de reconhecer algumas ajudas feitas por Marcelle, como alguns atendimentos, ele afirmou: "A Colônia precisa de atendimento veterinário constante, castração e realocação dos animais para abrigo". Ele ainda destacou que fez uma série de pedidos à secretária, informalmente, pelas redes sociais, mas que irão ser formalizados. São eles:

- Instalação de câmeras no perímetro da Colônia para responsabilizar as pessoas que abandonam animais no local;
- Atendimento médico veterinário periódico para os animais da Colônia;
- Uma realocação dos animais da Colônia para abrigos para diminuir a população de Gatos, até não haver mais a Colônia;
- Cercanias no entorno para evitar abandono de Gatos.

Lenda? Ajuda semanal de Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

O ativista Tiago Martins, que também tem um perfil no Instagram dedicado aos animais da área, reforçou ao BNews a falta de ajuda da secretária na região. O print da conversa foi enviado à Tiago, que logo se indignou e resolveu publicar a mensagem e cobrar o auxílio.

"Quando essa seguidora mandou para a gente o print da conversa dela com Marcelle, óbvio que a gente desmentiu, porque é mentira, não existe ajuda semanal nenhuma, nem de comida, nem de medicamento, nem de socorro".

Ele contou que, nesta terça-feira (28), um gatinho chamado Barão, que vivia há seis anos na colônia, veio à óbito sem nenhuma ajuda, exceto da médica veterinária Layza, que cuidou voluntariamente do animal.

"Ela [Dra. Layza] chegou a atender Barão, que já estava há seis anos na colônia, não conseguimos internamento, não conseguimos nada. Ele era atendido na rua, que era o máximo que a doutora podia fazer", relembrou ele. "De julho para cá, nunca vi a secretária lá. Nunca vi uma ação para dar vacina contra raiva, por exemplo", completou.

Tiago ainda mostrou fotos de outros animais, que estão na casa de ativistas voluntários, em tratamento. Um deles possui uma fratura exposta nas costas e o outro tem dificuldade de locomoção.

Ajuda semanal de Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

O que disse Marcelle Moraes?

O BNews entrou em contato com a secretária Marcelle Moraes, que afirmou ter ocorrido "um mal entendido nessa situação". "Já houveram doações algumas vezes de ração para colônia, tanto através de forma individual como protetora, como pela Diretoria de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Salvador (DIPA), sendo a última feira em janeiro de 2023", explicou ela.

Apesar de ter dito no print, para a internauta, que ela tem ajudado com atendimentos e rações, Marcelle esclareceu que, de forma independente, ajuda apenas com atendimentos veterinários e a alimentação fica por conta da DIPA.

Marcelle ainda contou que já fez campanha de arrecadação pelas suas redes sociais, não só para colônia, como também para vários protetores independentes. "As ajudas semanais são ajudas veterinárias prestadas através de clínicas parceiras Word Vet, Centervet, UPA Animal) que eu mesmo custeio do meu próprio recurso como protetora. Sempre que solicitadas por protetores, que cuidam dos animais de lá, eu autorizo", afirmou ela.

"Esses animais ficam internados uma, duas, três semanas e chega às vezes a um mês. E claro que ainda existem muitos a ser ajudados, mas é humanamente impossível, sozinha, dar conta de todos os pedidos de ajuda", completou.

Marcelle ainda encaminhou prints que comprovam a ajuda dela para alguns animais da colônia, mas pediu para que esses não fossem divulgados. A secretária ainda mandou relatórios que comprovam as doações rações que a DIPA fez para a colônia.

Marcelle Moares é questionada e secretária rebate acusações

Marcelle é questionada e secretária rebate acusações

Marcelle Moares é questionada

"Não vou aceitar me dizer que eu não ajudo. Porque o que eu mais procuro fazer é ajudar esses animais", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp