BNews Pet

Macaquinho 'Nazaré Tedesco' é capturado após sequestrar filhotes pets; primata pode ser vítima da história

Reprodução/Redes Sociais
Macaquinho 'Nazaré Tedesco' foi capturado após ser flagrado no município de Picos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 09h12


FacebookTwitterWhatsApp

O macaquinho, apelidado de Chico, ganhou fama após aparecer sequestrando um filhote de gato e cachorro, no município de Picos, Sul do Piauí. Na tarde desta quinta-feira (21), o animal foi capturado e a história dele surpreendeu quem acompanhava o caso.

No vídeo que repercutiu nas redes sociais, Chico apareceu carregando filhotes de gato e cachorro para cima das árvores. Após ser chamado atenção por moradores, o macaco ainda se irritou. Em outra cena, ele foi flagrando ‘pegando carona’ em um cão caramelo.

Segundo moradores, a situação acontece há, pelo menos, dois anos na região. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) capturaram o animal.

A pasta pontuou que Chico foi capturado para garantir a segurança dos moradores e de outros animais. Além do perigo do ataque, o animal poderia ocasionar contaminações graves e problemas de saúde pública.

"O animal vinha apresentando comportamento de sociabilidade entre os moradores da região, contudo isso é perigoso, uma vez que, se sentindo acuado, pode atacar pessoas e outros animais, ocasionando contaminações graves e problemas de saúde pública", declarou a pasta.

Chico foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde será avaliado.

“Vilão”? Confira história de animal

Quem viu Chico ‘sequestrando’ filhotes não imaginou que ele poderia ter uma história triste por trás. O macaquinho passou por um processo de domesticação, contudo, sofreu abandono posteriormente.

Com a captura do animal, o trabalho de triagem e possível reabilitação deve ser feito por especialistas em local adequado. A secretaria falou sobre a importância de conscientizar a população a não capturar animais silvestres, pois causam sofrimento a eles e desequilíbrio ambiental. Além disso, a pasta ressaltou que é crime.

"Encarar situações como esta como entretenimento agrava ainda mais a situação, fazendo com que as pessoas não percebam a gravidade de alterar, e degradar o nosso ecossistema, retirando os animais silvestres do seu ambiente natural. Tratar a situação com humor pode gerar a sensação de naturalidade, camuflando o crime ambiental e fazendo com que o ciclo de captura e maus-tratos se perpetue", comunicou o órgão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp