BNews Pet

Mascote de biblioteca é retirado após queixa de uma única moradora; mobilização acontece nas redes sociais

Rodrigo Ferreira de Souza
Depois da expulsão de Lelo, a analista de mídias sociais, Isabelle Simões, de 31 anos, iniciou uma mobilização nas redes sociais para expor a história  |   Bnews - Divulgação Rodrigo Ferreira de Souza

Publicado em 10/07/2022, às 13h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O gato Lelo passou sete anos da sua vida em um prédio público, na cidade de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais. O espaço, que antes abrigava o Procon, hoje é biblioteca e os servidores de ambos os serviços sempre trataram Lelo como parte da família, sendo efetivamente um mascote adotado por todos que ali trabalham e frequentam. Porém, tudo mudou recentemente quando a reclamação de uma pessoa da cidade fez o gato ser retirado do espaço.

Depois da expulsão de Lelo, a analista de mídias sociais, Isabelle Simões, de 31 anos, iniciou uma mobilização nas redes sociais para expor a história. Ao site Itatiaia, ela disse que o gato nunca atacou e causou qualquer perigo aos visitantes da biblioteca e que a denúncia foi feita por uma pessoa “simplesmente porque não gosta de gatos”. Isabelle conta que após a queixa, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Alexandre Costa Buled, autorizou a retirada de Lelo.

“O Lelo é castrado, vacinado e o meu irmão, Rodrigo Ferreira, que é funcionário público da biblioteca e cuida do animal junto com outras funcionárias do local, leva alimento para ele todos os dias, inclusive nos finais de semana, período em que o local encontra-se fechado. Ele é muito querido por todos de lá, inclusive para várias pessoas que frequentam o local. É uma espécie de mascote do local”, contou Isabelle.

Após a repercussão, o vereador do município Gustavo Vinicius se prontificou a ajudar. “Já solicitei à prefeitura que tome as devidas providências e devolva o gato Lelo ao local onde ele está adaptado, pois ele deveria ser o mascote do local e não ser retirado desta forma”, publicou o edil nas redes sociais.

Atualmente Lelo foi abrigado por uma pessoa que mora próximo a biblioteca, mas ele não está satisfeito com o novo ambiente. “Ele está fora da biblioteca há quase duas semanas já. Eu sou amiga dessa pessoa e ela me afirmou que o animal está isolado no quarto dela, assustado e estranhando o local, porque ela tem outros animais na casa”, explicou Isabelle.

“Gatos são muito territoriais, por isso ele está estranhando ficar num local que não conhece. E por ter mais de 7 anos de idade, é difícil se acostumar em outro local que viveu por tanto tempo, recebendo carinho e cuidados de pessoas que já conhecia. Toda essa adaptação momentânea causa estresse e ansiedade no animal”, concluiu a analista.

A reportagem do Itatiaia entrou em contato com a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Guaxupé, mas não recebeu retorno.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp