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Mercado pet deve ter crescimento de 14% em 2022, diz levantamento do IPB

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As estimativas são do Instituto Pet Brasil (IPB)  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 03/06/2022, às 18h38   Redação BNews


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O setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve crescer 14% em 2022, com um faturamento de R$ 58,9 bilhões. As estimativas são do Instituto Pet Brasil (IPB).

De acordo com reportagem da CNN, a projeção foi feita levando em conta o desempenho do setor no primeiro trimestre deste ano. O faturamento consolidado em 2021 foi de R$ 51,7 bilhões.

O Pet Food, que engloba a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, manteve a liderança, com faturamento de R$ 33,1 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O valor representa 56,3% do faturamento total do mercado pet, e representa alta de 16,7% em relação a 2021.

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Ainda de acordo com o levantamento, na segunda posição está a venda de animais diretamente dos criadores. Esse quesito movimentou R$ 6,1 bilhões, ou 10,5% do total do setor, com avanço de 9,5% ante 2021. Já o segmento de Pet Vet, de venda de medicamentos veterinários, gerou R$ 5,8 bilhões, representando 9,9% do total e uma alta de 11%.

A reportagem cita ainda que os segmentos de serviços gerais teve um faturamento de R$ 5,1 bilhões (8,7% do total e alta de 7,6%), de serviços veterinários, com R$ 5,4 bilhões (9,3% do total e avanço de 12,4%) e de Pet Care, englobando os produtos de higiene e bem-estar animal, com R$ 3,1 bilhões (5,3% do total e crescimento de 13%).

O segmento de clínicas e hospitais veterinários, que segundo o IPB vem crescendo nos últimos anos, ficou em segundo lugar, com 18%. Na sequência vem os segmentos de agrolojas (9,3%), varejo alimentar (8%), pet shops de grande porte (8,3%), e-commerce (5,6%) e outros (2%), que inclui clubes de serviço e lojas de conveniência.

Já o comércio eletrônico é o canal com maior crescimento no setor. Em três meses, a alta nas vendas foi de 18%. Já na comparação entre 2020 e 2021, foi de 48%.

Para o presidente do conselho consultivo do IPB, Nelo Marraccini, os números apontam que, apesar do cenário econômico adverso, os brasileiros não deixaram de cuidar dos pets.

“A rede varejista é ampla, tem demonstrado avanços importantes em novos canais de negócios e é caracterizada pela alta capilaridade. Durante o período delicado da pandemia de Covid-19, obteve caráter essencial, e não será diferente diante dos novos desafios do pós-Covid”, avalia.

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