BNews Pet
por Natane Ramos
Publicado em 08/11/2024, às 14h00
O câncer de próstata é uma condição que afeta tanto humanos quanto animais de estimação, sendo que cães com mais de sete anos (4%) e não castrados (80%) são os mais propensos à doença, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
A campanha do Novembro Azul levanta a discussão sobre a prevenção do câncer de próstata em cães e gatos machos. Pensando nisso, Geovanne Pereira, médico veterinário do centro veterinário paulistano Nouvet, destacou alguns cuidados a serem tomados.
"A maioria dos bichinhos com a doença é assintomática, mas, quando os sintomas aparecem, estão relacionados ao trato urinário, como dificuldade ou dor ao urinar e presença de sangue na urina. Além disso, eles podem apresentar prostração (tristeza), perda de apetite e dor ao serem tocados, como ao pegá-los no colo", explica Geovanne.
O veterinário enfatiza a importância de levar os animais para check-ups regulares, incluindo ultrassom abdominal e outros testes que permitem um diagnóstico preciso. "O ideal é que cães com mais de cinco anos realizem check-ups regulares, preferencialmente semestrais ou anuais. Os exames preventivos incluem amostras de sangue, exames de imagem e avaliação veterinária por meio da palpação", conclui o profissional.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Bom e Barato
Cinema em casa
melhor câmera
linda caixa de som
Lançamento com desconto