BNews Pet

Obesidade em animais: Especialista ensina a identificar sobrepeso em cães e gatos

Ilustrativa / Freepik
Dia Mundial da Obesidade: Pets precisam de atenção especial para ter saúde saudável.  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 10/10/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Mundial da Obesidade, 11 de outubro, serve para conscientizar a população também para a saúde dos pets. O excesso de peso nos bichinhos pode prejudicar a saúde com uma série de complicações e doenças.

Médica-veterinária da Petlove, Joana Portin ressalta a importância de ficar atentos aos sinais que podem indicar a obesidade no pet. Segundo ela, os sintomas comuns são gordura visível na barriga, coleira ficando mais apertada, pet com menos energia pra brincar.

Outros sinais mencionados por ela são:

  • Dificuldade em sentir as costelas ao tocar no pet;
  • Aparente camada espessa de gordura corporal;
  • Grandes quantidades de gordura no pescoço, tórax, base da cauda e na região da virilha;
  • Ausência completa de cintura e abdômen distendido.

O excesso de alimentação ou a oferta de petiscos também podem ser prejudiciais. “Não ofereça sobras de alimentação humana, pois podem conter muitos carboidratos refinados, temperos e gorduras que, em conjunto com a dieta normal, podem contribuir para um excesso de energia ingerida”, alerta a veterinária. 

Joana também alerta para a educação dos cães e gatos. Segundo ela, os tutores devem evitar que os pets criem o habito de ficar ao redor da mesa nos momentos de alimentação. Outro ponto mencionado por ela é a pratica de exercícios físicos para melhora “na resposta insulínica, hormônio que faz o controle da glicose, impedindo assim que as taxas de açúcar se elevem na corrente sanguínea”.

Além disso, ela lembra da importância dos exames regulares. “Os exames complementares também podem esclarecer se há maiores complicações como aumento de glicemia, triglicerídeos, colesterol e/ou se já há depósito de gordura do fígado. Quando há obesidade já constatada, pode-se também incluir check ups hormonais e, dependendo da avaliação clínica, check up cardiológico”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp