BNews Pet

ONG resgata 71 animais em situação de maus-tratos em Lauro de Freitas; veja vídeos

Reprodução/Redes Sociais
Imagens mostram mais de 70 animais em situação de maus-tratos em Lauro de Freitas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 26/03/2022, às 08h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Aves, coelhos, porquinhos da índia, galinhas, patos e até um ratinho silvestre foram resgatados na tarde desta sexta-feira (25), pela Rede de Mobilização pela Causa Animal (REMCA), na Avenida Fortaleza, bairro Itinga, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Os 71 animais estavam em situação de maus-tratos, em uma loja que comercializava os bichos, dentro de gaiolas pequenas e alguns aparentavam estar doentes. A ONG chegou até o local através de denúncias.

“O crime de maus-tratos foi confirmado observando-se que os animais estavam privados da sua dignidade, impossibilitados de se movimentar adequadamente e privados do direito básico de alimentação adequada e higiene. Estavam amontoados em gaiolas minúsculas e num local quente e abafado. Desnutridos, sujos e em desconformidade com as normas de bem-estar animal vigentes”, relatou a presidente da REMCA, Ludmila Costa.

No total foram identificados: 24 pombos, 11 patos, 1 periquito australiano, 1 ratinho silvestre, 2 porquinhos da índia, 4 coelhos, 15 galinhas brancas, 3 galinhas da terra, 6 galinhas brama, 4 galinhas d’angola. O resgate aconteceu 24 horas após a denúncia e contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Lauro de Freitas. O proprietário da loja assinou um Termo de Doação, de forma consensual, o que facilitou a retirada dos bichos do local.

Segundo a presidente da REMCA, este tipo de situação é muito comum em todo o país. Em Salvador é possível ver a comercialização de animais nas feiras livres e em estabelecimentos irregulares. “Infelizmente não existe uma regulamentação para as vendas e essa é uma das nossas metas. O ideal seria a proibição de venda de vidas e que a sociedade entenda que animais não são coisas e nem mercadorias. Animais são sujeitos de direitos e seres sencientes”, alertou.

ONG resgata 71 animais em situação de maus-tratos em Lauro de Freitas

Leia Mais:

Carla Diaz participa de resgate de animais ao lado do namorado Felipe Becari
Policial salva cachorro preso debaixo de casa; veja momento do resgate
Cachorro é resgatado de casa que estava com água até o teto após chuvas; assista o resgate emocionante

Adoção 

Após o resgate o desafio da ONG foi conseguir a adoção dos animais. Uma funcionária da Secretaria de Meio Ambiente adotou 2 porquinhos da índia e 2 mini coelhos. Uma protetora ficou com algumas galinhas e todos os patos. A instituição assumiu a guarda de dois coelhos e um periquito australiano, com apoio de uma clínica veterinária.

A ativista Luciane Boaventura decidiu adotar os pombos, algumas galinhas e o ratinho silvestre. Um total de 34 animais. “Os pombos porque Deus criou os animais com asas para voar, para serem livres. As galinhas porque sou completamente apaixonada, eu já tenho outras galinhas e tenho um espaço prontinho para elas. O ratinho porque o vi sozinho, desprotegido. Agora vai ter comidinha, amor e carinho aqui em casa”, contou.

Luciane tem uma fazenda no município de Candeias, onde cuida de outros 21 animais, a maioria resgatados de situações de rua e maus-tratos. “Lá é o nosso cantinho da paz, onde temos nossos animais que nascem e morrem velhinhos. Ninguém come e nem vende para abate”, ressaltou. Em um vídeo enviado para a ONG, a ativista mostra o ratinho silvestre no novo lar comendo uma banana.

O desafio agora é conseguir um lar para os três animais restantes, que estão sob a tutela da ONG. Os coelhos João e Maria e o periquito australiano. Quem tiver interesse em adotar pode entrar em contato com a RECMA através do telefone 71-99951-9079 ou pela página no Instagram @remcabahia.

ONG resgata 71 animais em situação de maus-tratos em Lauro de Freitas; veja vídeos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp