BNews Pet

Pesquisa aponta que fazer carinho demais em gatos pode ser perigoso; entenda

CollageArts por Pixabay
Os felinos preferem seu espaço próprio e manter a distância dos tutores  |   Bnews - Divulgação CollageArts por Pixabay

Publicado em 02/01/2023, às 10h13   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa realizada, recentemente, pela revista científica Physiology e Behavior, revelou que fazer carinho demais em gatos pode estressar os animais. Os felinos preferem seu espaço próprio e manter a distância dos tutores.

O estudo informou que os gatos tendem a liberar hormônios relacionados à ansiedade quando recebem carinhos indesejados. Já aqueles que gostam de afeto não apresentaram maiores níveis de estresse pelo contato humano.

Outro levantamento, feito por estudiosos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) em parceria da Universidade Lincoln, no Reino Unido, e a Universidade de Viena, na Áustria, constatou que alguns gatos não gostam de carinho. Além do mais, manter os felinos presos ou acariciá-los por muito tempo pode deixá-los estressados.

Foram analisados 120 gatos em 60 lares diferentes para chegar a esse resultados. Geralmente, os bichanos não ficam confortáveis em serem manuseados quando estão estressados. Esse o principal erro cometido pelos tutores. Dessa forma, o melhor é deixar o pet ter seu espaço, e deixar o carinho para momentos especiais ou quando notar que ele está disposto a isso.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp