BNews Pet

Pet agitado? Confira cinco dicas para deixar seu cachorro calmo

Reprodução/Freepik @wirestock
Donos podem utilizar estratégias simples para trazer calma ao pet agitado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik @wirestock

Publicado em 28/08/2022, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Se de um lado os pets podem preocupar seus donos por passarem muito tempo deitados e sem ânimo, o que pode indicar a presença de doenças, o contrário também é válido, quando os bichinhos estão ativos até demais, o que leva os tutores a também ficarem atentos.

De acordo com a especialista em cuidado animal, Patrícia Sprada, em entrevista ao portal "Alto Astral", a falta de atividades costuma ser a principal razão para tanta agitação.

Para ela, considerando que a maioria dos animais gosta de se movimentar, o pouco ou quase nenhum incentivo à prática de exercícios pode deixá-los estressados e, consequentemente, agitados.

Neste sentido, Patrícia traz cinco dicas simples e práticas para deixar o seu pet mais calmo. Confira:

Passeio ao ar livre

Que tal levar seu amigão para um passeio no parque? Os espaços abertos são uma ótima alternativa para incentivar as atividades físicas e gastar energia, deixando-o mais tranquilo no dia a dia.

Promova momentos de relaxamento

Sabe aquele spa zen? Seu bichinho também merece esse momento! Músicas calmas, banhos de ofurô e sessões de cromoterapia são alternativas para o descanso do animal e a promoção de um momento para relaxar.

Atente-se à alimentação

Aquela frase “você é o que você come” também para o mundo animal. Assim, é importante oferecer uma dieta saudável e rica em nutrientes. Vale até pensar na Alimentação Natural (AN) junto do veterinário.

Esteja presente

Normalmente, a vida do tutor é corrida e isso costuma resultar em mais tempo fora de casa ou, então, poucas horas livres. A dica é incluir o seu amigão na rotina e dispensar mais momentos de interação com ele, seja brincando ou simplesmente ficando juntos.

Faça e mantenha uma rotina

O pet agitado pode ser sinônimo de uma rotina bagunçada, sabia? Por essa razão, programar o dia e as atividades tende a deixá-lo mais tranquilo, afinal, ele já sabe o que vai fazer. Se possível, estabeleça horários para passeios, refeições, idas à creche, entre outros compromissos.

Acima de tudo, se lembre: se o comportamento for fora do comum ou você perceber outros sinais além da agitação, é hora de marcar uma consulta com o veterinário.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp