BNews Pet

Por qual motivo os olhos dos gatos e cães brilham no escuro? Especialista explica

Wikimedia Commons
A professora de oftalmologia veterinária detalhou que, além de ter pupilas maiores e muitos bastonetes, os gatos têm algo que as pessoas não têm  |   Bnews - Divulgação Wikimedia Commons

Publicado em 19/04/2022, às 08h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Gatos, além de outros animais, podem refletir a luz nos seus olhos. Segundo artigo publicado pela professora de oftalmologia veterinária na Universidade do Tennessee, Braidee Foote, no Nexo, “espécies cujos olhos brilham evoluíram para enxergar melhor no escuro porque elas procuram comida ou fogem dos predadores durante a noite, alvorada ou crepúsculo”.

Ainda segundo a especialista, gatos domésticos conseguem enxergar em situações com apenas 16% da luminosidade necessária para os humanos. “Os gatos conseguem fazer isso porque suas pupilas são especiais. As pupilas operam como janelas, e quanto maiores elas estiverem, mais luz entra nos olhos. As pupilas dos gatos ficam 50% maiores do que as humanas no escuro. Eles também têm um número maior de um tipo específico de células fotossensíveis no fundo dos olhos. Essas células, chamadas bastonetes, captam luz fraca”, explicou a professora.

Braidee também detalhou que, além de ter pupilas maiores e muitos bastonetes, os gatos têm algo que as pessoas não têm: o tapetum lucidum – traduzido do latim, o termo significa “tapeçaria brilhante”.

Leia também

Daminha de honra em casamento faz sucesso na web; assista
Cachorro recebe tutora em casa de maneira diferente e surpreende web; assista
Mulher flagra cachorro em momento inusitado na academia; assista

“Nos gatos, o tapetum lucidum é feito de células com cristais que, assim como um espelho, refletem a luz na retina. Isso dá a ela a uma segunda chance de absorver mais luz”.

De acordo com Braidee, geralmente, o tapetum lucidum dos gatos brilha com uma cor amarelo-esverdeada ou amarelo-alaranjada, mas esse tom varia assim como as suas íris – que podem ser verdes, amarelas, azuis ou douradas.

A especialista também explicou em seu artigo que, mesmo que muitos animais tenham essas membranas, alguns pequenos cachorros domésticos perdem a função. Ela ainda acrescentou que muitos animais com olhos azuis ou pelagem clara também não têm essa capacidade. Então não fique alarmado se os olhos do seu gato e do seu cachorro não brilharem. “A lista de espécies sem tapetum lucidum inclui porcos, pássaros, répteis e a maioria dos roedores e dos primatas – incluindo humanos”, complementou.

Há algum ponto negativo?
Infelizmente, segundo a professora Braidee, alguns animais com tapetum lucidum sacrificam parte da sua precisão visual por causa dessa habilidade de enxergar no escuro. Isso porque a quantidade de luz que reflete na membrana deixa a vista deles um pouco turva. Por causa disso, um gato precisa estar sete vezes mais perto do que um humano de um objeto para enxergá-lo perfeitamente em um ambiente iluminado.  Leia a íntegra do artigo aqui.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp